O presidente da FAEA e da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço, está em Katowice, na Polônia, integrando a comitiva brasileira durante o encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas – a COP 24.
“A CNA está apresentando as diversas iniciativas dos produtores rurais que torna a agropecuária brasileira, a mais sustentável do mundo, mostrando como produzimos alimentos de qualidade e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente”, destacou, Muni Lourenço, durante o evento.
De acordo com ele, tanto para a CNA quanto para os produtores rurais brasileiros, não há contradição entre produzir alimentos e a sustentabilidade ambiental. “Os números mostram que o Brasil se transformou em um gigante na produção de alimentos mantendo 66% da sua cobertura vegetal nativa intacta, usando somente aproximadamente 30% de seu território e preservando um quarto de toda sua vegetação nativa dentro das propriedades privadas. Esses dados mostram claramente o compromisso do produtor rural brasileiro e da sociedade brasileira com a sustentabilidade ambiental”, destacou.
Lourenço enfatizou a Importância de o produtor rural estar representado em debates como este. “É de extrema relevância que a CNA enquanto legitima representante dos produtores rurais brasileiros participe ativamente da conferência das nações unidas sobre mudanças climáticas, a COP 24, sobretudo para que possamos atuar firmemente em duas frentes: a primeira, mostrando ao mundo os posicionamentos e proposições da classe agropecuária brasileira frente às questões climáticas e ambientais e a segunda, mostrando ao mundo ações concretas que o sistema vem liderando, participando de conciliação entre produção de alimentos e sustentabilidade ambiental”, complementou.
Texto: ASCOM – Sistema FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM, com informações Bandnews FM
Jornalista responsável: Juliana Geraldo
Contato: 3198-8414