Na segunda-feira (5), o presidente da FAEA e do Conselho Deliberativo do Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (FUNDEPEC/AM), Muni Lourenço e o gerente-executivo do FUNDEPEC/AM, Marcos Pinheiro, se reuniram na sede da Federação com representantes de frigoríficos do Amazonas para explicar o funcionamento do FUNDEPEC/AM e seus benefícios aos produtores rurais.
Também estiveram presentes na reunião, o Presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Sérgio Muniz e o Superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Pessoa.
Na ocasião, Muni Lourenço destacou a importância do fundo privado, dos avanços em termos de status sanitário obtidos pela pecuária amazonense, bem como o fortalecimento do FUNDEPEC enquanto fundo indenizatório e para isso a inclusão a partir de 2019 dos frigoríficos como integrantes do fundo privado, atualmente com a participação dos pecuaristas.
O FUNDEPEC/AM
O FUNDEPEC é um fundo garantidor de caráter indenizatório para os produtores rurais do Estado em caso de rebanhos com foco de febre aftosa gerando o sacrifício de animais e consequentes prejuízos. Entre os benefícios, os pecuaristas garantem, ao contribuir com o Fundo, a proteção de seu rebanho de eventuais prejuízos, nas ações que combatem a febre aftosa no Estado,
É cobrado um valor de R$0,50 (CINQUENTA CENTAVOS) por animal, bovino ou bubalino, ou por lote ou fração de três animais, caprinos, suínos e ovinos, conforme a Lei 4417 de 29 de dezembro de 2016.
Para contribuir, o interessado pode efetuar seu cadastro e emissão de boleto bancário no site www.fundepecam.org.br e efetuar o pagamento em qualquer agência Bradesco e correspondente bancário do mesmo.
Texto: ASCOM – Sistema FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM
Jornalista responsável: Juliana Geraldo
Contato: 3198-8414