No último sábado (8), o presidente da FAEA, Muni Lourenço, falou para pecuaristas em Boca do Acre, sobre o Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (FUNDEPEC/AM). A palestra foi realizada durante a 6ª edição da Expoboca, a maior exposição agropecuária da região.
Na ocasião, juntamente com o gerente executivo do FUNDEPEC/AM, Marcos Pinheiro, Muni Lourenço apresentou o trabalho do fundo garantidor sanitário que é destinado, entre outros objetivos, à indenização de pecuaristas que tiverem animais sacrificados em decorrência de ações de defesa sanitária no Amazonas, neste momento, ligadas a focos de febre aftosa.
Lourenço falou sobre as vantagens que o FUNDEPEC/AM traz ao pecuarista, que vão além da indenização, contribuindo para a erradicação da febre aftosa no Estado. Até o momento, mais de 4,5 mil animais já estão protegidos pelo Fundo que foi lançado em maio.
Contribuição
Para participar do FUNDEPEC/AM, é necessária uma contribuição de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por animal, bovino ou bubalino, ou por lote ou fração de três animais - caprinos, suínos e ovinos -, pela qual o pecuarista tem acesso, entre outros benefícios, a uma espécie de seguro.
Neste primeiro momento, o FUNDEPEC/AM indeniza somente em caso de foco de febre aftosa, sendo que as eventuais indenizações terão como base o valor de mercado atualizado do animal a ser sacrificado e só poderão ser efetivadas após seis meses do início da arrecadação das contribuições para o Fundo.
O produtor que contribuir com o Fundo fica isento da cobrança da Taxa de Indenização de Defesa Sanitária Animal, cujo valor de R$ 1,00 (um real) está estipulado na nova Lei de Taxas da Adaf.
Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (92) 3198-8404, pelo site www.fundepecam.org.br ou pelo e-mail: faleconosco@fundepecam.org.br
A Expoboca
A 6ª edição da Exposição Agropecuária de Boca do Acre (EXPOBOCA) ocorreu entre os dias 6 e 9 de julho. Promovida pelo Sindicato Rural de Boca do Acre (SIRBA), em parceria com a prefeitura do município.
A EXPOBOCA contou com o apoio de várias instituições ligadas ao setor primário, entre elas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Estado do Amazonas (SENAR-AM), que participou com um estande divulgado seus serviços de capacitação para os trabalhadores do setor primário.
SIRBA
O Sindicato Rural de Boca do Acre (SIRBA) promove cursos profissionalizantes de doma, rédeas, inseminação, maquinário agrícola, derivados de leite e outros treinamentos com o apoio do Sistema FAEA/SENAR-AM.