Comitiva do Amazonas visita a Megaleite e busca ampliação do PMGG no Estado

Uma comitiva do Amazonas, composta por cerca de 40 produtores rurais e por representantes do Sebrae, reuniu-se na última quinta-feira (29) com a diretoria da Girolando para apresentar as demandas do Estado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, destacou a necessidade de ampliar a participação dos criadores amazonenses no PMGG (Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando), especialmente como rebanhos colaboradores do Teste de Progênie.

Os rebanhos colaboradores recebem gratuitamente doses de sêmen dos touros do Teste, o que permite o melhoramento genético dos planteis. Ele também apresentou o projeto do Sebrae que viabiliza a realização de FIVs (Fertilização in Vitro) nos rebanhos.

Uma reivindicação apresentada pelos produtores é a promoção no Amazonas de cursos e palestras para a capacitação. O presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, disse que a entidade está trabalhando para ampliar o número de rebanhos colaboradores em todo o país para que tenham acesso à genética de qualidade e, consequentemente, elevar a produção de leite em todo o país.

Missão técnica

A missão técnica que visitou a exposição e participou da reunião foi organizada a partir da solicitação da FAEA e contou com o apoio do SEBRAE/AM, que subvencionou 50% do custo da participação (passagens e hospedagem, traslado) de cada pecuarista.

Esta foi a quarta vez consecutiva que a missão amazonense foi recebida pela presidência da Girolando para discutir pleitos para o segmento no Estado.

Anterioremnte, o Presidente da FAEA, Muni Lourenço, comentou que as missões para a Megaleite – o maior evento do agronegócio do leite do Brasil – têm proporcionado um valioso intercâmbio técnico e empresarial para a importante cadeia produtiva leiteira amazonense.

“Iniciativas como esta têm contribuído decisivamente para a consolidação de investimentos significativos que vem ocorrendo nos últimos anos em melhoramento genético do rebanho e de instalação de agroindústrias de produção laticínios em vários municípios de nosso Estado”, avaliou antes do evento.


Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEA/Senar-AM com informações da equipe da Megaleite 2017

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h