FAEA sedia reunião dos presidentes das federações da Região Norte com a diretoria da CNA

A FAEA, sediou pela primeira vez, nesta quarta-feira,17, a reunião regional entre os presidentes das federações de agricultura e pecuária do Norte do País, com a presença do presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins e demais membros da diretoria da entidade nacional.

Na ocasião, os representantes das federações da região Norte expuseram os principais pleitos de melhorias para alavancar a produção rural e agropecuária dos Estados aos quais atendem e apresentar os maiores gargalos. Em resposta, a diretoria da CNA divulgou ações que já estão sendo tomadas pela Confederação, em atendimento aos pleitos.

“Discutir as questões da região amazônica in loco é muito mais produtivo. Ouvimos o que cada Estado colocou e depois de ouvir, mostramos que providencias já estamos tomando e qual o encaminhamento que está sendo dado para os assuntos discutidos. E depois, já na CNA, vamos avaliar as demandas novas e nos reunir para propor soluções”, detalhou João Martins.

Destaques

Entre os temas abordados no encontro, o pleito de aceleração dos programas de regularização fundiária foi um dos destaques. Em resposta, Martins destacou que a CNA já está atuando na tramitação da Medida Provisória (MP) nº 759, que trata sobre o assunto, e conquistando alterações significativas.

Uma delas foi a elevação do limite regularizável de posses em áreas públicas na Amazônia legal de 1.500 hectares para 2.500 e a outra, a redução do preço a ser pago pela regularização. A diretoria da Confederação informou que o relatório da MP foi aprovado na Comissão Especial e deve ser apreciado pela Câmara e pelo Senado, mas a tendência é de manutenção dessas conquistas

A reunião também foi marcada pela assinatura do termo de aprovação do Prêmio CNA Brasil 2017, destinado a homenagear profissionais, personalidades e instituições que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor agropecuário. Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, o encontro foi bastante produtivo.

“Esta é a primeira vez que a diretoria da CNA escolhe o Amazonas para sediar a reunião regional. Tivemos um debate focado no desenvolvimento rural no Norte do País, o que para nós é bastante gratificante, uma vez que nossa região possui aspectos muito específicos a serem tratados”, avaliou.

Visita à Embrapa e assinatura de termo de cooperação

Após a reunião, os dirigentes realizaram ainda uma visita à sede da Embrapa Amazônia Ocidental. O grupo conheceu projetos que a Embrapa vem desenvolvendo em termos de tecnologia para a atividade agropecuária.

Durante a visita, o presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM, Muni Lourenço e o Chefe Geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, assinaram um memorando de entendimentos para viabilizar o projeto de implantação de Unidades Demonstrativas de Referência Tecnológica, a princípio, em três municípios da região Sul do Amazonas – Apuí, boca do Acre e Manicoré (Distrito de Santo Antônio do Matupi).

As unidades servirão para apresentar na prática como o produtor pode implantar o Sistema de Integração Lavoura x Pecuária x Floresta (ILPF), que se trata de um projeto que visa equilibrar a produção agropecuária utilizando tecnologias adequadas com o desenvolvimento sustentável, sem a degradação do meio ambiente

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h