CNA realiza dois painéis do programa Campo Futuro na FAEA, para levantar custos de produção na piscicultura

Iniciou nesta segunda-feira, 3, na sede da FAEA, a reunião do Programa Campo Futuro, promovido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O objetivo inicial do encontro que segue até esta terça-feira, 4, é coordenar dois paineis de estudo para geração de informações para tomada de decisões visando a rentabilidade e a sustentabilidade da atividade de piscicultura no Estado do Amazonas.

Durante os dois dias do evento, a equipe da CNA, da FAEA, produtores ligados à atividade e representantes de entidades do setor primário, estão reunidos para levantar informações para administração de riscos e de preços de custos. O levantamento está sendo feito para duas espécies: Tambaqui e Tambaqui Curumim.

Na abertura do encontro, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, ressaltou o importante trabalho do projeto idealizado pela CNA que, segundo ele, vem cumprindo a missão de aproximar a Confederação do homem do campo em todo o País.

“Esse programa é fundamental, porque o produtor fica, muitas vezes, envolvido na rotina da atividade, e não dá atenção a esta etapa primordial de levantamento de custos de produção. Esse cálculo feito por meio deste trabalho, evita que o produtor rural venda o seu produto por um preço inferior aos custos de produção”, destacou.

Segundo ele, os paineis iniciais do programa são os primeiros passos para que os produtores envolvidos possam identificar os custos de sua produção e no futuro fazer o próprio levantamento. “O produtor precisa ter rentabilidade e saber que rentabilidade é esta”, enfatizou.

Metodologia

A metodologia consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo, realizados nos municípios representativos na produção agropecuária. A propriedade típica se refere à realidade mais comum da região e de um determinado produto, neste caso, o pescado. Ao final do encontro, o grupo montará uma planilha de custos de insumos e receita da faixa mais representativa da produção.

Em novembro de 2016, outra equipe do projeto Campo Futuro esteve no Amazonas, visitando os municípios de Apuí e Autazes, para consolidar dados para a cadeia de produção de leite.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h