A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) realizou nesta terça-feira, 31, uma reunião para tratar a dificuldade enfrentada por produtores rurais amazonenses em obter o receituário agronômico para aquisição de defensivos agrícolas.
O receituário é um documento indispensável para que os produtores possam fazer uso do defensivo na forma e dosagem corretas, sem prejudicar a qualidade da safra e a saúde da população que consome os produtos. Porém, o número reduzido de profissionais habilitados para emitir o documento tem causado atrasos e prejuízos às lavouras.
Representantes de entidades vinculadas ao setor primário, produtores rurais e comerciantes ligados à venda de defensivos agrícolas participaram da reunião com o objetivo de alinhar soluções para a questão. Na mesa, mediada pelo presidente da FAEA, Muni Lourenço, estavam presentes o Secretário de Produção Rural do Estado do Amazonas, Hamilton Casara, o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA/AM), Cláudio Guenka e o Superintendente Federal de Agriculturado Amazonas (SFA/AM), Paulo Iemini.
Na plateia estavam presentes representantes de órgãos diversos como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), a Agência de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Nacional de Abastecimento no Amazonas (Conab-AM), a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Amazonas (AEAEA) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a reunião propiciou um debate produtivo sobre a problemática da obtenção do Receituário Agronômico pelos produtores rurais. “E o principal avanço do encontro foram as aprovações por todos os presentes de alguns encaminhamentos fundamentais para o equacionamento da situação”, destacou.
Entre os encaminhamentos, Lourenço ressaltou o reforço garantido pelo IDAM junto aos seus escritórios, principalmente os localizados nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, de priorizar o atendimento da emissão de Receituários Agronômicos. O CREA/AM se comprometeu a agilizar trâmites burocráticos para ampliação do quantitativo de profissionais aptos a emitirem o receituário, bem como da definição da competência dos técnicos agrícolas para a expedição do documento.
“Também ficou acertada a realização de posterior reunião organizada pela SFA/AM para debater a questão da ausência de recomendação de defensivos agrícolas para determinadas culturas agrícolas, de importância para a atividade rural amazonense.”, completou Muni Lourenço.
Assessoria de Comunicação Sistema FAEA/SENAR-AM
Juliana Geraldo
(92) 3198-8414
comunicacao@faea.org.br