Na última semana de setembro, o presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou da gravação do programa ‘Em Debate’, da TV Cultura (canal 13, da NET). Ele foi um dos convidados para discutir o tema da estiagem intensa deste ano e suas consequências no Estado.
Abordando os impactos na produção rural, durante o programa, ele classifica 2016 como um ano atípico para a atividade rural amazonense, uma vez que, ao contrário do que se observa geralmente, os principais prejuízos não vieram da perda de safra, e sim dos custos adicionais necessários ao escoamento da produção e o aumento no custo logístico.
Ele também fala sobre o Sul do Amazonas como a área mais afetada pelos regimes de cheia e forte estiagem dos rios – Madeira, Purus e Juruá -, neste ano. Além do presidente da Federação, integram a mesa do debate, o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio de Oliveira, e o meteorologista do Instituto nacional de Meteorologia (INMET), em Manaus, Gustavo Ribeiro.
Os dois falam sobre o aspecto meteorológico, geológicos e de mudanças climáticas para explicar os fenômenos naturais que têm ocorrido. A conversa foi mediada pelo jornalista e apresentador do programa, Fernando Reis.
Exibição
O programa ‘Em Debate’ será exibido na quinta-feira da próxima semana (13), a partir das 19h40, no canal 2 (TV aberta) e canal 13 (NET). Quem perder terá uma nova oportunidade no domingo (16) na rádio cultura, ao meio-dia. Na semana seguinte à exibição, o programa passa a ficar disponível no You Tube, no canal do programa.