Reunião na sede da FAEA debate ampliação do projeto Balde Cheio no Amazonas

A reunião com representantes do Mapa, Prefeitura de Presidente Figueiredo e Sebrae, ocorreu na última segunda-feira (25), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas – FAEA, debateu a ampliação do projeto de Desenvolvimento do Setor Lácteo do Amazonas, visando beneficiar os municípios de: Autazes, Apuí, Manicoré - Distrito de Santo Antônio do Matupi, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Parintins, a partir do Programa Balde Cheio.

Segundo o Assessor da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas – FAEA, Marcos Pinheiro, o Programa Balde Cheio iniciou a princípio com os municípios de Autazes, Apuí e Presidente Figueiredo, com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico e social para centenas de famílias dos municípios que aderirem ao Programa.

“O Programa é um sucesso em Presidente Figueiredo com o apoio da prefeitura do município, começou com 15 produtores e hoje eles já têm 60 produtores; sendo que Autazes e Apuí também têm excelentes resultados, além disso, existe de fato melhoria para os moradores desses municípios e respeito as questões ambiental que é prioridade do Programa”, explicou.

Balde Cheio

No aspecto de desenvolvimento produtivo, o Programa Balde Cheio foi concebido pela Embrapa, com metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o crescimento da pecuária leiteira, em especial, para a agricultura familiar. Com o objetivo de capacitar profissionais de extensão rural e produtores, por meio da troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

Para a supervisora da Gerência Técnica do Sistema FAEA/SENAR, Joana Monteiro, a fase neste momento é de estruturação do projeto a partir da participação dos municípios que apresentaram interesse de fazer parte do Programa Balde Cheio. “Serão feitas algumas reuniões em Parintins e Manacapuru, para que seja feito o levantamento quanto a demanda desses municípios em relação ao Programa”, ressaltou.

Um dos pontos importantes da reunião foi a perspectiva de cooperação técnica e financeira do Ministério da Agricultura, através da Superintendência do Amazonas, como um grande apoio nessa iniciativa. Segundo o presidente da FAEA, Muni Lourenço, “é extremamente importante a ampliação do Balde Cheio em nosso Estado, porque durante esses anos de execução no Amazonas, esse programa vem promovendo uma verdadeira revolução na pecuária de leite, principalmente a partir de um conjunto de técnicas e tecnologias que de fato concretizam a intensificação produtiva, a melhoria de renda da família rural e a sensível melhoria da gestão da propriedade leiteira”.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h