Em visita à Manaus, o chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR, Luís Tadeu Prudente Santos, esteve na manhã dessa quarta-feira (18), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado do Amazonas (SENAR-AM), para uma reunião do programa “Integra SENAR” com o objetivo de discutir ações que visem desenvolver o programa Rede e-Tec no Amazonas.
A Rede e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação – MEC instituído pelo Decreto nº 7.589, de 2011. Esta ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, cuja principal finalidade é promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD). Segundo Luís Tadeu, é preocupação do SENAR o ensino das ferramentas de gestão no âmbito rural além técnica. “Três elementos são importantes no Ensino da Educação a Distância (EAD): a capilaridade, quantidade e a tecnologia”, ressaltou. Atualmente, o programa vem sendo desenvolvido no Amazonas através do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural do estado numa experiência (piloto), no município de Autazes.
Para a superintendente do SENAR-AM, Jen´s Alves, “O SENAR aderiu ao projeto Rede e-Tec do Mistério da Educação em prol da educação formal a distância com o ‘Curso Técnico em Agronegócio’; neste primeiro momento, implantamos o polo em Autazes que contempla toda a região, no em torno do município, e até mesmo, a região metropolitana de Manaus. Estamos estudando também a possibilidade de futuramente abrirmos mais polos a partir de um estudo técnico detalhado, que vise a qualidade do ensino a distância”, explicou.
Ainda segundo a superintendente, é preciso ter uma economia de base para se desenvolver um polo. No entanto, o ‘Curso Técnico em Agronegócio’ oferecido em Autazes, é para capacitar os profissionais para gerir uma propriedade, "então o município tem um potencial muito grande com as indústrias de laticínio", enfatizou.
Para participar do curso, o aluno deve passar por um processo seletivo e ter ensino médio completo. O curso é gratuito e inclui 1230hs de aulas práticas (presencial) em propriedades rurais e aulas teóricas. O curso tem duração de 2 anos no total.