O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizou o treinamento Comunicação e Oratória para Agentes do SENAR Amazonas entre os dias 9 e 11 de abril, em Manaus (AM). A capacitação teve como objetivo desenvolver habilidades para organizar o pensamento, saber convencer, formular ideias, se expressar claramente e de maneira correta para uma boa argumentação em uma negociação.
Durante os três dias de treinamento, foram apresentados conteúdos como: Missão, Princípio e diretrizes, clientela; Estratégias de ação, Planejamento do trabalho, Comunicação verbal/ Não verbal; Gestos e Posturas, Marketing Pessoal, Aspectos de oratória dentre outros.
De acordo com o Palestrante e Instrutor de Oratória do SENAR Central, Ricardo Dornas, é preciso fazer com que o agente consiga fazer a preparação da fala, no sentido de persuadir, convencer, fazer o marketing pessoal para saber argumentar em uma negociação.
“Quando eu argumento de uma forma boa eu reduzo a contrapartida daquele me ouve, então uma boa argumentação faz com que o outro diga amém, ao invés de dizer não,” frisou.
Ele ainda ressaltou sobre o ‘ improviso’ que é uma técnica que todo mundo deve conhecer e quem improvisa tem geralmente um resultado negativo, “não tenha um discurso de improviso, apresente uma fala de improviso, o discurso tem que está planejado, ele tem que está na mente, tem que está preparado a todo o momento”.
A agente do SENAR Amazonas, Karla Regina, ela que atua na instituição há vinte anos, destacou que todo aprendizado adquirido no treinamento é de extrema importância para o seu desempenho com as pessoas, seja no trabalho ou em uma negociação. “Com a oratória eu vou me comunicar melhor tanto no profissional como no pessoal, eu vou passar uma informação de maneira clara e objetiva e este curso foi muito positivo para mim,” concluiu.
Para o assessor de arrecadação e compras, Fabiano Queiroz, o curso proporcionou aos agentes a se adequar a sua maneira de falar no dia a dia no campo de trabalho.
“O curso de oratória vem agregar o conhecimento, para cada vez mais melhorar a comunicação de uma forma mais técnica e formal, saber argumentar, ter segurança no que você está falando, principalmente no envolvimento com os fornecedores, contribuintes e recolhedores, “disse.
O encerramento contou com a participação da equipe do Sistema FAEA/SENAR- AM, e teve a entrega dos certificados do treinamento, com carga horária de 24 horas, para os agentes.