O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas - FAEA e da Câmara Setorial Nacional de Fibras, Muni Lourenço, esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) em audiência Pública que discutiu novos investimentos para o setor de fibras, que passa por dificuldades. O evento teve autoria dos deputados estaduais Adjuto Afonso (PDT) e Luiz Castro (Rede) por meio da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Amazonas (Frencoop-AM).
A indústria têxtil do Estado do Amazonas é responsável por mais de 80% da produção nacional de fibras naturais e a atividade envolve aproximadamente 25 mil agricultores no Estado.
De acordo com o presidente, Muni Lourenço, “são necessárias ações urgentes para a revitalização desse segmento tão importante social e economicamente para o Amazonas, isso para que se reverta o quadro de declínio acentuado das safras ano a ano”
Estiveram presentes na Audiência a presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), Eliana Medeiros do Carmo, e a presidente da Cooperativa dos Juticultores do Amazonas (Cooperjuta), Verônica Mesquita. Ambas destacaram as dificuldades do setor e o fato do Poder Público não oferecer incentivos para viabilizar o crescimento da produção na região.
A audiência contou ainda com a presença de lideranças de sindicatos, Secretaria de Estado de Produção (Sepror), Sistema OCB/SESCOOP, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS); além de representantes dos Bancos do Brasil e Banco da Amazônia.