Os pecuaristas do Amazonas contam com a nova biotecnologia de fertilização In Vitro

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) Muni Lourenço, participou da primeira fertilização In Vitro em bovinos no Amazonas, onde foram inovuladas em propriedades rurais localizadas na Estrada de Autazes e na comunidade Novo Céu, no município de Autazes ( a 113 quilômetros de Manaus), mais de 70 matrizes chamadas de vacas receptoras ou barriga de aluguel, com objetivo de obtenção de pelo menos 20 prenhezes positivas, isto é, o nascimento de bezerras de elevado padrão genético.

A fertilização in vitro é uma biotecnologia mais avançada que a inseminação artificial e permite que o criador escolha a prenhez, a partir do sêmen dos melhores reprodutores oócitos maturados das melhores matrizes do Brasil e do mundo. No caso das fertilizações in vitro realizadas em Autazes dos embriões implantados nas vacas receptoras se espera obter para os nascimentos das bezerras da raça girolando, com graus de sangue, 5/8 e meio sangue. Uma das grandes vantagens desta técnica é o nascimento de animais adaptados ao clima e as condições da propriedade rural onde está localizada, evitando com isso a transferência até o Amazonas de animais de outras regiões não aclimatados para a região Norte.

As bezerras concebidas pela Biotecnologia FIT para procedimento de fertilização foram das fazendas do município de São Sebastião do Uatumã, Autazes e Manacapuru.

De acordo com o presidente, Muni Lourenço, “a fertilização in vitro representa a aceleração do melhoramento genético do animal proporcionando o aumento significativo da produtividade e qualidade do rebanho. Sem dúvida alguma este trabalho pioneiro realizado em Autazes ficará na história da maior bacia leiteira amazonense”.

Para o médico veterinário, Emílio Afonso, com a seleção das melhores vacas e a utilização do sêmen sexado, é possível produzir animais altamente produtivos, obtendo em três anos o que outras técnicas levariam até 15 anos para atingir.

O processo de Fertilização In Vitro (FIT) nos rebanhos de leite possui papel fundamental, acelera produção de fêmeas e contribui para o aumento expressivo da produtividade. Devido a maior pressão de seleção, uma novilha FIT nascida e criada com as mesmas condições que um animal comum, recebendo o mesmo manejo, sanidade e a mesma alimentação.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h