No dia 5 de maio de 2016, termina o prazo para que os proprietários rurais de todo o país façam sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Faltam 65 dias para o encerramento do período de adesão, e muitos produtores ainda tem enfrentado dificuldades no preenchimento do CAR, principalmente no que diz respeito aos dados georeferênciais da propriedade.
Embora o prazo dado originalmente pelo Ministério do Meio Ambiente para o cumprimento da Lei 12.651/12 venceu no ano passado, este foi prorrogado por mais um ano.
Quem se cadastrar até o prazo obterá todos os benefícios que a Lei ampara principalmente para a obtenção de crédito rural em qualquer entidade financeira.
O CAR é um registro público eletrônico, feito em uma plataforma nacional criada para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e para o planejamento ambiental econômico das terras agricultáveis.
Para que os proprietários dos imóveis rurais possam realizar a adesão ao Car, com mais facilidade e informações detalhadas, devem procurar o portal “SICAR”.
A FAEA vem participando ativamente do esforço de divulgação junto à classe rural da importância da adesão dos produtores rurais ao CAR, desta forma, o SISTEMA FAEA/SENAR engajou toda sua estrutura e mobilizou os Sindicatos Rurais em torno do assunto. A FAEA tem promovido palestras e treinamentos de multiplicadores do CAR e tem juntamente com os Sindicatos Rurais participado dos Mutirões de CAR realizados pelo Governo do Estado do Amazonas.
Atualmente a FAEA através do SENAR está preparando mais um curso a ser realizado brevemente para novos multiplicadores.
Destaque também do curso à distância gratuito que o SENAR oferece através do seu site: (ead.senar.org.br). Plataforma de curso do CAR para acesso geral.