Sistema FAEA/SENAR reúne instrutores do Programa Negócio Certo Rural

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/AM, Muni Lourenço, fez a abertura na tarde desta segunda- feira (15), do Encontro com os Instrutores do SENAR do Programa Negócio Certo Rural (NCR) 2016, na sede do SENAR, com objetivo alinhar informações, compartilhar experiências e promover atualizações dos profissionais para o andamento das ações do Programa.

O programa Negócio Certo Rural é voltado á capacitação de curta duração, focando o planejamento e administração de pequenos negócios para produtores rurais. O objetivo maior é melhorar a gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco o empreendedorismo.

A metodologia é aplicada aos participantes do treinamento e visa orientá-los a fazer um diagnóstico da propriedade, selecionar ideias de negócio, analisar viabilidade, buscar informações sobre formalização no negócio, na organização e na administração e no relacionamento do negócio com o mercado.

Na ocasião estava presente a Superintendente do SENAR, Jeyn’s Alves, o Gerente Técnico do SENAR, José Gaston, o Economista Juan Mário Daza, o representante do SEBRAE/AM, Raimar Zurra, além dos instrutores selecionados, devidamente credenciados com a metodologia do SENAR, assim como a metodologia específica voltada para o programa NCR.

Para o presidente Muni Lourenço, é muito importante ter esse encontro com os instrutores, estar mais próximos deles e capacitá-los, para que eles possam desenvolver seu trabalho com maior eficiência, levando os produtores rurais ao conhecimento da ferramenta básica de sua propriedade através do curso oferecido pelo SENAR com parceria do SEBRAE.

“O Programa NCR tem sido exitoso aqui no Amazonas e tem prestado uma grande contribuição ao desenvolvimento do setor primário, principalmente por levar até aos produtores rurais conhecimentos fundamentais sobre a administração profissional da propriedade rural” afirmou.

Durante o Encontro foi promovida uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR) que encerra as inscrições dia 5 de maio.

Para o palestrante e economista do Sistema Faea/Senar, Juan Mario, frisou que o CAR “é um ato declaratório e obrigatório dos imóveis rurais, seja do proprietário ou posseiro, assim fazendo ele estará apto aos benefícios que a lei ampara,” concluiu.

Sobre o curso

O Programa NCR começa dia 22 de fevereiro nos municípios de Manacapuru, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.

O curso terá a carga horária de 46 horas, sendo que 40 horas de instrutoria e 6 horas de consultoria, sendo certificado no término do curso.

Quem pode participar?

Produtores rurais

Idade mínima: de 16 anos

Escolaridade mínima 5º ano do ensino fundamental (antiga 4ª série).

Podem participar até 2 pessoas de cada propriedade. Ex: pai e filho, esposo e esposa, tio e sobrinho, amigos.

Cada turma poderá ter até 15 propriedades (30 participantes).

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h