Manaus vai sediar o XI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores
Com a finalidade de aumentar qualitativamente e quantitativamente a criação de búfalos no Amazonas e no Brasil, será realizado em Manaus, no Tropical Hotel, de 7 a 9 de outubro de 2015, o XI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores. Com palestras, reuniões, cursos e debates, o evento será uma oportunidade para que pecuaristas, técnicos, profissionais e acadêmicos da área da bubalinocultura troquem experiências, conhecimentos e avancem na integração regional e nacional do setor.
Durante três dias, Manaus será a capital brasileira da criação de búfalos, recebendo os principais criadores, estudiosos e autoridades da área no Brasil. Alguns especialistas estrangeiros também participarão do encontro, trazendo conhecimento de ponta para os participantes do evento.
Além das palestras, será realizado também um curso de produção de queijos com leite de búfala, com o objetivo de agregar mais conhecimento e valor à criação bubalina. Afinal, é sabido que tanto o queijo quanto a carne de búfalo são altamente nutritivos e até mesmo mais saudáveis que a carne e o queijo de gado comum.
O Amazonas possui o terceiro maior rebanho de búfalos do Brasil. Esse dado por si só, surpreendente para muitos, já justificaria a realização do XI Encontro Brasileiro de Bubalinocultores em Manaus. A motivação que reúne a Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB), a Associação de Criadores de Búfalos do Amazonas (ACBA), a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em torno desse evento, contudo, não se limita à representatividade do atual rebanho. Tem por motivação o desenvolvimento futuro desse importante e promissor segmento do setor agropecuário amazonense e brasileiro.