SENAR-AM participa do I Encontro do Comitê Estadual de Educação no Campo
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (SENAR-AM) participou nos dias 20 e 21 de agosto do I Encontro do Comitê Estadual de Educação do Campo. Formado por instituições públicas de ensino superior, órgãos federais, estaduais e municipais, entidades privadas, movimentos sociais e Organizações Não Governamentais, o comitê foi criado para que se possa articular ações voltadas para o homem do campo na área de educação.
O primeiro encontro das instituições que compõem o comitê tem como objetivo principal formar uma comissão administrativa e organizadora e definir atividades para o biênio 2015/2016, alem de criar o regimento interno do comitê. “Todas as instituições que trabalham com a educação no campo foram convidadas a participar. Nesse primeiro encontro, vamos ver as leis que regem a educação no campo e analisar o regimento. Vamos fazer um estudo da nossa realidade para poder definir as ações”, afirmou Audres Gomes, coordenadora do programa Pró-jovem Campo no Amazonas.
O coordenador da Educação no Campo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Antônio Menezes da Costa, ressaltou que o encontro foi, na verdade, uma reunião de lançamento do comitê, com o objetivo de reunir todas as instituições participantes. “Temos aqui quase vinte instituições que trabalham a questão da educação no campo. Na abertura, tivemos a palestra do Dr. Salomão Hage, da Universidade Federal do Pará, sobre o papel do comitê. Vamos definir políticas públicas para atuar no âmbito do Amazonas”, disse.
A parceria desenvolvida com o comitê e a possibilidade de melhorar a atuação no campo são apontados pelo superintendente do SENAR-AM, Clodoaldo Oliveira, como pontos primordiais. “Nós do sistema FAEA/Senar entendemos que o comitê terá muito a contribuir para o nosso desenvolvimento e para o nosso planejamento estratégico. Podemos vislumbrar uma melhor atuação no campo. Acreditamos que tanto o governo do Estado quanto as universidades e entidades científicas que participam, nos ajudam bastante no desenvolvimento das nossas capacitações e das nossas metodologias, com o atendimento da necessidade efetiva do homem do campo”, declarou.
O presidente do sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, elogiou a iniciativa de criação do comitê e destacou a importância da ativação efetiva da entidade “Os processos educativos devem estar em consonância com as peculiaridades do campo, por isso a expectativa é extremamente positiva de que o Comitê Estadual possa promover a integração entre as instituições que desenvolvem ações de educação no meio rural. Pelo SENAR estaremos apresentando nossa exitosa experiência no Amazonas”.