Aperfeiçoamento foi a palavra de ordem na última semana (o6/07 a 10/07) no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (SENAR-AM). Dois treinamentos distintos foram realizados com um mesmo objetivo: o de aprimorar os conhecimentos dos instrutores da instituição para a prestação de um serviço de maior excelência e eficácia aos empresários e trabalhadores do meio rural.
No início da semana, entre os dias 6 e 7 de julho, instrutores do programa Negócio Certo Rural (NCR) dos Estados do Amazonas, Acre e Pará se reuniram no Hotel Express para participar de um treinamento que incluiu atualização de metodologia, de temas e de números, já que o material didático do programa completou sete anos. O NCR é voltado para pequenos produtores rurais e sua famílias. Com ferramentas simples de gestão, eles aprendem a desenvolver e administrar melhor a pequena propriedade rural.
O superintendente do SENAR-AM, Clodoaldo Oliveira, ressaltou a importância da atualização dos instrutores do NCR. “Tudo o que acontece no Brasil de novo, o SENAR nacional consegue trazer de forma bastante rápida para os Estados e para as regionais. O Estado do Amazonas está sempre de prontidão para receber essas novas metodologias. Com nossos instrutores capacitados e atualizados, fica mais fácil de levar esse produto a campo e levar tecnologia de ponta aos nossos produtores rurais”, afirmou.
NOVOS INSTRUTORES
O auditório da sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) também abrigou um treinamento ao longo da semana. Com duração de 40 horas, o Treinamento de Metodologia da Formação Profissional Rural e Promoção Social formou novos instrutores para o SENAR-AM.
O treinamento é voltado para os instrutores que pretendem se credenciar no SENAR. Antes de se credenciar efetivamente, é necessário passar pela instrução de metodologia com os princípios básicos, filosóficos e pedagógicos do SENAR. Ao final, estão aptos e recebem um certificado válido em todo o território nacional.
Um dos participantes, o administrador Enderson Araújo se disse muito satisfeito com o processo de qualificação. “Já sou instrutor do Sebrae e gostei muito de conhecer uma nova metodologia que envolve a área da agricultura. Ficamos muito mais aptos a estar em campo”, disse.
“A renovação é sempre salutar. Capacitar novos instrutores para nós é de extrema importância porque esse fluxo de informações e essa oxigenação de profissionais traz uma melhoria contínua no processo de aprendizagem para os nossos produtores e trabalhadores rurais”, declarou o superintendente Clodoaldo Oliveira.
O presidente do sistema FAEA-SENAR, Muni Lourenço, também considera fundamental e elege como uma de suas prioridades o contínuo treinamento e aperfeiçoamento dos instrutores. “Os instrutores são os principais agentes do processo de formação profissional rural, afinal de contas são eles que transmitem ao público do SENAR os conhecimentos técnicos de cada atividade rural, por isso, a importância de uma política permanente de aperfeiçoamento dos instrutores, de modo a que tenhamos cada vez mais efetividade no esforço do SENAR de levar educação profissionalizante ao produtor rural amazonense”.