FAEA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA A CRIAÇÃO DA CENTRAL DE ABASTECIMENTO DE MANAUS
O vereador Mário Frota (PSDB) realizou Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quinta-feira (9), para discutir com as autoridades do setor, a criação de uma central de abastecimento no município de Manaus. A audiência teve como objetivo, servir de entreposto de produtos para comerciantes e produtores rurais da capital e do interior que esperam por esse momento há anos.
Na audiência faziam-se presentes, o secretário de Abastecimento (Sempab), Flávio Pacheco; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea); o presidente dos Sindicatos dos feirantes da Amazonas, David Lima; presidente da Comissão Gestora da Feira da Banana, Moacir Cintrão; e do presidente do Comércio Varejista do Amazonas, Elias Sereno, e os feirantes. A Central de Abastecimento desafogará as feiras da Manaus Moderna e da Banana.
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas, Muni Lourenço, destacou a importância da Audiência e a Central de Abastecimento. “A idéia de criar uma Central de Abastecimento é louvável para o município de Manaus, pois com a Central de Abastecimento poderemos encurtar a distância entre o produtor rural e o consumidor final, e possibilitar a redução do preço final dos produtos para a população consumidora. Nós sabemos que historicamente as Centrais de Abastecimento em nível de Brasil são vetores fundamentais para o fomento da produção de alimentos e principalmente para o incentivo e a concretização do chamado cinturão verde” destacou o presidente. Lembrando que é um incentivo ao Estado para sair da condição de dependência do Distrito Industrial de Manaus. “O pólo Industrial de Manaus é muito importante, mas precisamos viabilizar alternativas econômicas para interiorizar a economia local” afirmou.
Segundo o vereador Mário Frota, será necessária uma definição de uma área para a instalação dessa Central de Abastecimento, e uma reunião com o prefeito de Arthur Neto (PSDB), para apresentar a reivindicação. “Manaus vem crescendo rapidamente e demos um grande salto na implantação da Ceasa, é de acordo que a cidade tenha uma Central de Abastecimento, pois existe uma comunidade necessitada desse ambiente, e nós, como figuras é nosso dever lutar pelo projeto” destacou Mário Frota.
Os feirantes da Manaus Moderna e Feira da Banana, que participaram da audiência, sugeriram a implantação em vários locais, como a Ilha de Monte Cristo, o Terminal Hidroviário do São Raimundo e até do porto da Siderama, e por ultimo o Porto da Manaus Moderna.
CEASA
O Ceasa do Amazonas, que entrou em operação em fevereiro de 1975, há muito tempo perdeu as suas características e hoje serve de entreposto para grandes distribuidores, atendendo, basicamente, os moradores das Zonas Norte e Leste.