FAEA reúne para planejamento do 11º Encontro Brasileiro de Bubalinocultores
Na segunda-feira (9), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), ocorreu encontro com organizadores do 11º Encontro Brasileiro de Bubalinocultores que acontece nos dias 7,8 e 9 de outubro. Estiveram presentes, além do presidente da FAEA, Muni Lourenço, Marcos Pinheiro, Dr João Vilela, o Economista Juan Mário Guzman, o Prof. Fábio Jacobs (UFAM) - Coordenador do XI EBB, Pecuarista e um dos organizadores do evento,Rodrigo Pinheiro.
O evento que ocorre pela primeira vez em Manaus, tem como objetivo, integrar no mesmo espaço produtores, criadores, pesquisadores, técnicos, profissionais liberais e acadêmicos da área de ciências agrárias, além de interessados na Bubalinocultura nacional e internacional como oportunidade de adquirir e trocar experiências.
Programação
No primeiro dia do evento, serão abordados temas: como o bem estar animal influência na produção de carne e leite, palestrante Msc. Alberto de Gusmão Couto; como obter lucratividade a pasto de forma sustentável, Mauro Lúcio (Projeto Pecuária Verde – Paragominas/PA); panorama da Bubalinocultura no Baixo Amazonas, Dr. Hermes Pessoa (Med. Veterinário MAPA – Parintins/AM); melhoramento Genético de Búfalos no Brasil: PROMEBULL e seus primeiros resultados (Pesquisador Dr. José Ribamar F. Marques - Embrapa – Belém/PA); contribuição da Bubalinocultura para a produção de alimentos com qualidade; oportunidades no varejo para a carne de Búfalos (Dr. István Wessel – Carnes Wessel – São Paulo/SP).
No último dia do encontro os temas serão: manejo de pastos sob lotação intermitente (Prof. (Dr. André Fischer Sbrissia – UDESC - Lages/SC); contribuição da Bubalinocultura para a produção de alimentos com qualidade (Prof. Dr. Luigi Zicarelli – Universidade de Nápolisc Itália); aplicação de biotecnologias para o crescimento sustentável da Bubalinocultura (Prof. Dr. Pietro Sampaio Baruseli USP-São Paulo/SP; desafios e perspectivas da bubalinocultura na Índia ( Dr. Inderjeet singh ICAR – Central Institute for Research on Buffaloes - Hisar/Índia); laticínio:qualidade do leite, logística e fatores que aumentam o rendimento (André Guedes – Queijaria Suíça de Nova Friburgo)