Presidentes da FAEA e Sindicato Rural visitam prefeito de Presidente Figueiredo
Fortalecer o setor primário, manter o produtor no campo e oferecer mais qualidade de vida para a população rural. É desta maneira que a Prefeitura de Presidente Figueiredo vem trabalhando, com o objetivo de fortalecer a principal atividade econômica do município e fonte de renda para centenas de famílias.
Desde quando assumiu a prefeitura, o prefeito Neilson Cavalcante (PSB) tem atendido às principais necessidades das comunidades agrícolas do município, e priorizado o pequeno agricultor com incentivos para fortalecer a produção local. Hoje, a produção do município abastece 65% das feiras em Manaus, graças a um trabalho integrado e quem tem se destacado no Estado por seu pioneirismo e inovação. Isso levou o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas, Muni Lourenço Junior, a visitar o prefeito Neilson Cavalcante e estreitar a cooperação desenvolvida na Terra das Cachoeiras, em diferentes arranjos produtivos.
Muni Lourenço esteve no gabinete do prefeito nesta quarta-feira 28/01, acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipi. O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria positiva das duas instituições com a Prefeitura Municipal ao longo desse período. “Nós estamos fazendo esta visita de cortesia ao prefeito para reestabelecer parcerias e agradecer a prioridade que a produção rural do município tem recebido durante essa gestão. Com os incentivos que os agricultores de Figueiredo estão tendo, o homem do campo vem cada dia produzindo mais. Isso agrega valor à economia local e concretiza a meta de todo produtor rural: produzir alimentos e comercializar a sua produção agrícola para obter bons lucros”, afirmou Munir.
Presidente Figueiredo possui hoje mais de 50 comunidades rurais, distribuídas em torno de 800 quilômetros de ramal – áreas que estão recebendo incentivos da Prefeitura, por meio dos serviços de recuperação e manutenção, entre outras atividades. Com todos estes investimentos, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, implantou a PL da agricultura – até o momento, mais de 200 famílias foram beneficiadas com a construção de tanques escavados e distribuição de alevinos.
A Prefeitura de Figueiredo também fornece gratuitamente caminhões para transportar toda a produção da agricultura familiar, por meio da coordenação da Secretaria de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (SEMADA). O presidente Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipi, reconhece os importantes incentivos municipais na área, para que o homem do campo possa ter uma boa produção e garantir o retorno esperado. “Além de abastecer as feiras em Manaus, dezenas de agricultores participam da feira em Pitinga. Isso é garantia de boa produção e renda para o homem do campo”, declarou Mississipi.
De acordo com o prefeito Neilson Cavalcante, todos esses projetos são para dar oportunidade aos produtores da agricultura familiar melhorem suas fontes de renda e condições de vida. “Desde quando assumi a Prefeitura, estamos dando uma atenção especial para o homem do campo, e os projetos que implantamos vão melhorar a qualidade de vida do agricultor e de sua família. É desta maneira que estamos ensinando o agricultor a lucrar com a produção, seja ela com a plantação de frutas, verduras ou com o próprio peixe; e com estes tanques e a mecanização agrícola, vamos produzir ainda mais”, disse o prefeito.