Muni Lourenço presente na posse da Ministra Kátia Abreu
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) Muni Lourenço, esteve presente na solenidade de transmissão de cargo no Ministério da Agricultura à Senadora Kátia Abreu, ocorrido nesta segunda (5) na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Segundo Muni Lourenço, "A expectativa é muito positiva para a gestão da Ministra Kátia Abreu, primeiro por seu profundo conhecimento sobre o agronegócio e o setor rural, bem como, por ela dispor de grande força política, apoio dos produtores rurais e bom relacionamento com a Presidente da República, Dilma Roussef. Certamente as características de dinamismo e competência serão marcas da gestão da Ministra Kátia Abreu à frente do MAPA", ressaltou.
A cerimônia contou a presença de 17 ministros de Estado, além de grande número de governadores, parlamentares federais e lideranças do agronegócio. A ministra destacou em seu discurso destacou a prioridade a ser implementada à assistência técnica e a extensão rural, através da Agência Nacional, a ampliação da utilização da técnica da irrigação, a ampliação da participação dos produtos do agronegócio brasileiro no comércio mundial e ascensão de produtores à classe média rural.
“O Ministério da Agricultura será o ministério de diálogo. Estamos prontos para trabalhar e ir para o bom combate. Nenhuma luta, nenhuma guerra que venha a trazer conflitos que possam puxar o País para trás terá minha participação” comentou a ministra.
Kátia Abreu
Nascida em Goiânia, em 2 de fevereiro de 1962, pecuarista, formada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás.
No Estado de Tocantins, Kátia Abreu destacou-se como pecuarista e posteriormente na função de presidente do Sindicato Rural de Gurupi. Depois foi eleita presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, exercido por quatro mandatos consecutivos entre 1993 e 2005. Assumiu em novembro de 2008 a presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para o triênio 2008 a 2011, dando prosseguimento a função.
Em 2014 foi indicada pela presidente reeleita, Dilma Rousseff para ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) se tornando a primeira mulher a assumir a pasta.
Rosário Silva
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA/SENAR-AM