FAEA participa de Dia de Campo sobre Produção de hortaliças em Iranduba
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) participou, no último dia 14, do Dia de Campo sobre produção de hortaliças em casa de vegetação promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). Durante o evento, que aconteceu no quilômetro 27 da rodovia Manoel Urbano (AM-070), no Sítio do Gaúcho, em Iranduba, cerca de 150 pequenos e médios agricultores receberam orientação técnica para desenvolver o setor de olericultura no Amazonas. O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Produção Rural, Valdenor Cardoso e do presidente do IDAM, Edimar Vizolli.
Entre as técnicas abordadas estiveram o preparo da área; produção de mudas; sistemas de irrigação; manejo da cultura do pimentão em sistema de plasticultura; principais pragas e doenças; hidroponia e pós-colheita de hortaliças folhosas e frutos. Para o diretor técnico do IDAM, Ramonilson Gomes, o Dia de Campo possui uma metodologia muito eficiente. “Dias como este promovem uma interação considerável entre produtores e técnicos, o que promove alternativas para que possamos alcançar os agricultores familiares do nosso Estado, vencendo as barreiras das grandes distâncias e da limitação do contingente técnico que o IDAM possui”, considerou.
Jeferson Kazuo é agricultor familiar da região e acompanhou as seis estações atento a cada detalhe demonstrado pelos técnicos. Para ele, o conhecimento adquirido no Dia de Campo é fundamental para o avanço de suas atividades. “Esse é um dia importante e de troca de experiências. Às vezes, o único conhecimento que nós temos é o hereditário, que nós herdamos dos nossos pais e avós. E sabemos que há uma evolução na produção e também nessa questão biológica de fungos e bactérias. Precisamos conhecer para combater melhor as pragas. Precisamos conhecer para melhorar nossa produção e assim garantir uma melhor renda para as nossas famílias”, afirmou.
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, foi representado na ocasião por seu assessor Marcos Pinheiro, que destacou a importância do evento. “A Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas está sempre apoiando e presente nos Dias de Campo, que são tão importantes para alavancar a produção rural em nosso Estado. Estes eventos vem contribuído com nossos produtores com o conhecimento técnico que eles precisam para desenvolver um setor tão importante, que abastece também a nossa capital Manaus, considerou Marcos.