SENAR-AM recebe capacitação para operar novo sistema nacional unificado de dados
Tornar acessíveis os indicadores de gestão, unificar o planejamento da Instituição e promover a gestão de resultados do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Tudo em tempo real e acessível a qualquer ponto com acesso à internet. Este é o objetivo do Programa ‘SENAR nas Nuvens’, que está sendo implantado em seis ‘regionais piloto’ no Brasil. Uma das regionais é o SENAR-AM, que recebeu, no período de 13 a 16 de outubro, a capacitação de sua equipe técnica para lançar mão desta nova e importante ferramenta de trabalho.
A capacitação em Manaus foi ministrada pelo coordenador de tecnologia da informação do SENAR, Ricardo Barbato, juntamente com o analista de implantação da SuitePlus (fornecedora do software), Gustavo Bosio. “Este é um novo sistema informatizado que irá centralizar a gestão de eventos, os de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Programas Especiais (PE) em uma base única de dados”, explicou Barbato, que destacou ainda que o SENAR nas Nuvens está sendo implantado também em Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Ceará e Distrito Federal.
Segundo ele, a capacitação é dividida em 3 módulos: Cadastros, que engloba cursos, kits e pessoas; Planejamento, que destaca o Plano Anual de Trabalho (PAT) e Planejamento Estratégico Mensal (PEM); além de Gestão de Eventos. O próximo passo é a capacitação dos instrutores e mobilizadores, que será de responsabilidade desta equipe técnica, que servirá de multiplicadora dos conhecimentos adquiridos nestes treinamentos.
Para a gerente técnica do SENAR-AM, Jeyn’s Alves, o sistema vem fortalecer o trabalho das equipes no Amazonas, visto que há um aumento da demanda e conseqüente crescimento das atividades da regional, tornando necessária esta nova dinâmica. “O SENAR nas Nuvens é importante por que vai incluir todos os sindicatos, hoje já informatizados por meio do Programa de Inclusão Digital, em um só sistema, onde eles vão poder fazer seu planejamento, visualizar suas ações e tornar estas informações muito mais precisas e acessíveis a todos”, concluiu.
Segundo a gerente, o planejamento de uma agenda de treinamento já está em curso, para que os representantes dos sindicatos rurais do Estado sejam devidamente capacitados para operar o sistema, promovendo a sua plena operação em 2015.
Marcello de Paulo
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA/SENAR-AM
(92)9378-7667