FAEA solicita maior atenção ao fornecimento de energia em localidades rurais no Amazonas
O fortalecimento na qualidade da energia elétrica fornecida às áreas rurais e a ampliação do Programa Luz Para Todos no Amazonas. Estas foram as principais reivindicações dos representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), durante a reunião entre o Conselho de Consumidores da Eletrobras Amazonas Energia e a presidência da concessionária, nesta terça-feira (14), em Manaus.
“Nós solicitamos à diretoria da Eletrobras Amazonas Energia maior atenção ao fornecimento de energia aos produtores rurais que precisam da segurança desta energia em seus freezers e geladeiras, para que, por falta de energia, não percam sua produção e não tenham suas frutas e polpas estragadas”, afirmou o assessor da presidência da FAEA, Marcos Pinheiro, atual vice-presidente do Conselho, que na ocasião estava acompanhado por seu suplente, o economista da Federação, Juan Mario Guzman.
Em resposta à solicitação, a diretoria da Eletrobras Amazonas Energia ressaltou que o projeto original do ‘Luz Para Todos’ tem uma potência limitada para cada unidade consumidora. Entretanto, já está em fase de planejamento um novo projeto que visa readequar a oferta a estas novas demandas, onde será potencializado o fornecimento de energia nestas localidades, permitindo assim que produtores lancem mão de novos equipamentos que aumentem sua produção e que demandam maior oferta de energia.
Outra conquista, conta Juan Mario, foi a reafirmação do compromisso da empresa em viabilizar de forma ágil a implantação dos medidores especiais nas propriedades rurais que trabalham com irrigação e aqüicultura no Amazonas. “O próprio presidente da empresa nos garantiu que irá disponibilizar um formulário cadastral que deve ser nos enviado e tornar-se disponível aos produtores, para que solicitem à empresa a instalação destes medidores que tornarão os descontos especiais uma realidade, uma vez que os mesmos serão de inteira responsabilidade econômica da concessionária de energia a partir de fevereiro de 2015”, destacou Juan.
Mais informações ao público
Entre outras solicitações do Conselho de Consumidores da Eletrobras Amazonas Energia, está o desenvolvimento de um cronograma de atividades que promoverá palestras informativas ao público em geral sobre as atividades que a concessionária de energia desenvolve e que muitas vezes são pouco divulgadas ou incompreendidas pela população. “O que vemos é muita preocupação e cobrança para com a empresa, devido a essa falta de informação. Propomos uma maior socialização das informações para os nossos consumidores”, afirmou o Guzman.
Para Marcos Pinheiro, o ideal é que as Federações e instituições representativas de classe sejam previamente informadas sobre as ações da empresa no interior do Estado, para que unam forças no sentido de colaborar com a disseminação destas informações junto aos públicos de cada setor. “Por isso consideramos a reunião altamente produtiva, por alinharmos nossos esforços em prol do consumidor amazonense de energia elétrica”, concluiu.
Marcello de Paulo
Assessoria de Imprensa
Sistema FAEA/SENAR-AM
(92)9378-7667