Federação da Agricultura juntamente com a ADAF e SEPROR lançam a PGA e GTA eletrônica no Amazonas
Na manhã desta quinta-feira (14) a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF), em parceria com a Secretaria de Produção Rural (SEPROR) lançaram a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), que permite a emissão eletrônica de Guia de Trânsito Animal (GTA) no Amazonas. O banco de dados reúne, desde 1999, todas as informações referentes ao rebanho bovino e bubalino.
A plataforma representa uma padronização, que ocorre em todo País, nos órgãos de controle de trânsito animal a partir de um sistema desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) doado ao Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA).
Para o presidente da FAEA, Muni Lourenço, o lançamento é fruto da união das entidades para que o Amazonas começasse a operar na maior plataforma do mundo quando se trata de controle de dados referente a sanidade animal. “Vamos sair dos dados manuais para os eletrônicos, vamos ganhar agilidade no acompanhamento online do transporte dos animais. O CNA Card também já vai ser lançado com empresas conveniadas que oferecem descontos que chegam até 12%, mais uma oportunidade para o produtor rural adquirir o maquinário e insumos com preços mais acessíveis”, discursou.
O coordenador executivo da Comissão de sanidade e coordenador da PGA na CNA, Décio Coutinho, explicou como funciona o programa. “O primeiro momento é hoje quando a ADAF passa a utilizar uma ferramenta fundamental para garantir para certificação do manejo sanitário realizado corretamente pelos produtores, que é o acesso a emissão guia de trânsito eletrônica através do módulo de emissão de guia de trânsito da PGA. A plataforma em si reúne informação de todos os serviços de defesa do Brasil; alguns Estados possuem sistema próprio realizam um trabalho no seu sistema e migram a informação para a plataforma. O Amazonas é o primeiro Estado que passa a trabalhar diretamente dentro da plataforma”.
Destacou ainda que, “a partir desse lançamento o produtor continua indo ao escritório da ADAF para solicitação e obtenção da guia de trânsito. No segundo momento vai haver quando a Agência de Defesa terminar de lançar todos os dados vai ser feita a integração com o cartão do produtor, o CNACARD. O cartão tem por objetivo facilitar a emissão da GTA. A partir do momento dessa integração, aquele produtor que quiser adere a esse cartão e de posse dele, de qualquer ponto que ele tenha sinal de internet ou de celular ele poderá fazer a operação”.
Até o momento os municípios: Manaus, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Autazes, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Comunidade Novo Remanso, Maués, Boca do Acre, Apuí e Careiro da Várzea já passam a utilizar a plataforma.
O diretor-presidente da ADAF, Sérgio Muniz, ressaltou que, “Esse é um momento histórico porque saímos da era do papel para tecnologia e na área rural que é mais difícil principalmente nós que temos municípios muito distantes. Nós vamos facilitar o trabalho dos criadores, porque é necessário a GTA. Então esse trabalho vai facilitar também o controle sanitário, permitindo uma rastreabilidade do animal que é fundamental”.
“O que estou presenciando hoje no Amazonas não é surpresa para mim, a regional aqui é exemplo para as demais. A PGA e GTA é muito mais que facilitar a vida do produtor rural, representa uma ação estratégica de segurança nacional e de abertura de mercados internacionais. Não podemos perder isso de vista, temos um mercado chinês agora depois de muita briga, não podemos perder os espaços conquistados. Essa ferramenta é necessária, obrigatória e fantástica para que nós possamos avançar em nosso negócio e tenhamos renda. Parabenizo toda a equipe pelo empenho e lançamento”, declarou o secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara.
Status Livre de Febre Aftosa
No mês de julho a FAEA enviou aos dirigentes do MAPA a realização de inquérito epidemiológico para elevar para todo o território do Amazonas o status de livre de aftosa com vacinação. Sérgio Muniz da ADAF, disse que está prevista para outubro a vinda de técnicos do MAPA e em seguida da Organização Mundial de Saúde Animal, órgão internacional de controle sanitário, para colher a sorologia de cerca de 40 mil animais do Amazonas.
De acordo com o secretário de Produção Rural,Valdenor Cardoso, a modernização do sistema faz parte dos investimentos do Amazonas para que em 2014 o Estado consiga a certificação de área livre de aftosa com vacinação.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR