Cadastro Ambiental Rural é destaque na Semana do Meio Ambiente no AM
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço participou nesta quinta-feira, 5, da programação da Semana do Meio Ambiente realizada no Studio 5 e promovida pelo Governo Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). Entre os assuntos voltados para o setor primário que foram explanados no evento, a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) esteve em destaque nesse dia.
Segundo Muni, o CAR representa principalmente para a produção rural segurança jurídica para regularização ambiental e atividades econômicas e é importante que existam normas e regras que possam de forma simplificada fazer com que todo o produtor tenha acesso à esse cadastro. O presidente destacou o empenho da FAEA nesse processo. “Nós da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas, sindicatos rurais, estaremos engajados de forma intensa em parceria com Governo do Estado, SDS e IPAAM para que possamos, durante este ano, colocarmos no CAR todos os produtores rurais do Amazonas”, enfatizou Muni Lourenço.
O Sindicato do Sul do Amazonas (Sindsul) que foi representado pelo seu presidente Carlos Koch, falou sobre as dificuldades que os produtores rurais daquela região enfrentam para se cadastrarem no CAR. “A falta de energia no interior prejudica o acesso às informações mas o Sindsul está empenhando-se ao máximo na realização do CAR, inclusive na semana passada foi entregue 48 CARs já com a segunda fase pronta”, comenta Carlos Cok, que também é presidente do Sindicato de Apuí.
Cadastro
Desde aprovação do Código Florestal Brasileiro, Lei Federal Nº 12.652- 12 ocorrida em 2012, após intensos e acalorados debates na sociedade. O CAR é o registro obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Reportagem e fotos: Rosário Silva