SENAR Amazonas e Sindicato Rural Realizam Curso de Derivados do Leite durante a EXPOBOCA
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR- Amazonas), em parceria com o Sindicato Rural do município de Boca do Acre (SIRBA) está realizando o curso de Derivados do Leite, até a próxima sexta-feira (06 de junho), no centro social da paróquia São Francisco. Com carga horária de 40 horas, o curso é de Formação Profissional Rural (FPR).
A instrutora do SENAR –AM, Francymari Azevedo, explica que os alunos aprendem os procedimentos de fabricação; receitas novas; boas práticas de higiene no manuseio dos produtos entre outros. “Os participantes estão empenhados, metade deles moram em propriedades rurais e fazem questão em participar. O curso também vem estimular o empreendedorismo”.
Entre os produtos que estão sendo feitos pelos alunos está o queijo minas frescal, mussarela, lácteos, requeijão, doces e pudim de doce de leite. O aluno, Jardson Lopes, 22 anos, trabalha na área da saúde e fez questão de participar do curso do SENAR. “Sempre gostei da área de alimentos, esse curso está sendo uma oportunidade ímpar para fazer o que realmente gosto, está sendo muito proveitoso. Eu que não tinha ideia como funcionava me sinto motivado”, disse.
A produtora rural do Km 37, da BR 317, ramal do São Francisco, Auxiliadora Silva, 38 anos, já trabalha com o fornecimento de queijo. Segundo ela a renda mensal com a produção de queijo chega a R$ 2.000, a decisão de fazer o curso foi para se profissionalizar. “É uma renda extra e com o curso irei melhorar a produção e as técnicas, sabendo que posso aproveitar todo o leite”, afirmou.
O município de Boca do Acre possuí o maior rebanho do Estado do Amazonas livre de febre aftosa, a tradição na criação de gado é um grande estímulo para as famílias. De acordo com o presidente do SENAR-AM, Muni Lourenço, o curso vem oferecer uma oportunidade a mais, principalmente para as mulheres, gerando uma renda extra.
EXPOBOCA
A 3ª Exposição Agropecuária de Boca do Acre (EXPOBOCA). A feira ocorrerá no parque de exposições agropecuárias do município durante os dias 05, 06,07 e 08 de junho. A feira contará com exposição da agricultura familiar, leilão, rodeio, cavalgada, shows musicais com atração nacional, exposição de animais, insumos, produtos veterinários e maquinário agrícola. No evento também irá acontecer palestras com temáticas pertinentes, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Novo Código Florestal. O SENAR está realizando dois cursos durante o evento o de Derivados de Leite e de Doma Racional de Equinos.
A EXPOBOCA é realizada pelo Sindicato Rural de Boca do Acre, com apoio do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Amazonas), governo do Estado, prefeitura de Boca do Acre e empresas privadas.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município e coordenador da Feira, Ildo Gardingo, a expectativa é receber aproximadamente 30 mil pessoas durante e movimentar R$ 3 milhões de reais. A ideia é ultrapassar as vendas de 2012, para isso já estão confirmadas várias empresas e a presença de Agências financeiras.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR