FAEA participa do lançamento de novos cultivares do Cupuaçu resistente a pragas
O Estado do Amazonas é o segundo maior produtor de cupuaçu do País, produzindo 9.560,00 toneladas do fruto ao ano. Por causa da vassoura- de –bruxa, os produtores rurais estavam se sentindo desanimados e optando por outras culturas. A realidade deve mudar, na última sexta-feira (30) ocorreu no município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) o lançamento de cinco cultivares altamente selecionadas por meio de pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Amazônia Ocidental .
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM), através de seu presidente, Muni Lourenço, participou do lançamento entusiasmado com a possibilidade real dos produtores terem acesso ao material genético resistente e mais produtivo, podendo aumentar significamente a produção. “Esse é mais um presente da nossa louvável EMBRAPA que presenteia os produtores com essa pesquisa que estava sendo realizada há 20 anos. Se hoje o Brasil é um gigante em alimentos e exportador de comida, é graças a EMBRAPA. Essa pesquisa é de alto valor social e econômico para milhares de produtores rurais”, o dirigente parabenizou a pesquisadora pelo empenho e dedicação.
A pesquisadora, Aparecida Claret, apresentou o estudo para os produtores rurais do município, autoridades e colegas de trabalho, explicando que a média de produção no Amazonas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) é de dois mil frutos/há, e com os novos cultivares chega-se a produzir cerca de dez mil frutos por hectare, considerando a densidade de 235 plantas/ha. “O beneficio é muito grande principalmente para o pequeno produtor. Outro fator é a resistência e a produtividade que chega a ser até cinco vezes maior do que a média regional e qualidade dos frutos que também é muito importante”. Os estudos que resultaram na seleção da BRS 297, BRS 298, BRS 299, BRS 311 e BRS 312.
O presidente do Sistema FAEA-SENAR, Muni Lourenço, deixou a entidade disponível para a realização de cursos de Formação Profissional Rural aos produtores do município, através do SENAR que é a escola do homem do campo.
No mesmo dia teve início no município a Festa do cupuaçu promovida pela prefeitura. No local o Sistema FAEA-SENAR e o Sindicato Rural Patronal instalaram um estande para atender a comunidade.
EMBRAPA informa:
A produção de mudas é por enxertia, podendo ser utilizado o método de enxertia por borbulhia ou por enxertia no topo. O produtor pode adquirir as hastes para formação das mudas das novas cultivares através do Escritório da Amazônia da Embrapa Produtos e Mercados. Os porta-enxertos devem ser formados via propagação por sementes e já têm de estar prontos para receber o material. A previsão é que as hastes passem a ser comercializadas a partir de outubro deste ano. O telefone para contato é o (92) 3303 7882/7886 ou o e-mailspm.emao@embrapa.br.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR