CNA defende estruturação das hidrovias do Arco Norte na TranspoAmazônia

“Há 50 anos o Brasil era um importador de alimentos, atualmente é considerado o segundo maior exportador de produtos do agronegócio, e até o fim dessa década vamos ultrapassar os Estados Unidos”, a afirmação foi do consultor de logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, durante apresentação na qual analisou o cenário mundial, levantando entraves, potencialidades e sugestões sobre a logística de transportes. O debate ocorreu durante a Feira e Congresso Internacional de Transporte e Logística - II Transpoamazônia, na noite desta quinta-feira (22), em Manaus. O painel “Investimento em Infraestrutura de Transporte”, contou com a participação de palestrantes renomados, entre eles o ex-presidente do Banco do Brasil, e consutor da (CNA), Luiz Antônio Fayet, ex-ministros dos Transportes Paulo Sérgio Passos e Cloraldino Severo, do ex-diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, participou deste seminário e da abertura do evento. Luiz Antônio Fayet, ressaltou que um dos entraves para a exportação e movimentação das cargas no agronegócio é a demora para a embarcação dos produtos; burocracia; falta de legislação adequada; custos operacionais; obstáculos a cabotagem, entre outros, o que gera custos altos para o produtor rural. Uma das sugestões apresentadas por Fayet junto aos participantes para evitar um apagão portuário, foi o investimento em novas frentes como os portos do Corredor do Arco Norte, entre eles o de Itacoatiara no Amazonas. “A primeira medida que vai acontecer é reduzir os custos logísticos, vamos aumentar a renda que fica na zona de produção. A medida poderia também desafogar a movimentação de cargas nos portos do Sul e Sudeste”, disse. De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, que representou a Senadora Kátia Abreu, Presidente da CNA, na abertura do evento, “a participação da CNA foi destaque na Transpoamazônia e mostrou a importância de investimentos nas hidrovias do chamado Arco Norte, infraestrutura fundamental para o escoamento da produção do agronegócio brasileiro”. Diárcara Ribeiro Assessora de Comunicação Sistema FAEA-SENAR
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