Muni Lourenço pauta o setor agropecuário amazonense em reunião com governo da província de Loreto no Peru
Uma reunião de alto nível entre dirigentes do Brasil e da província de Loreto, localizado no Norte do Peru, ocorreu em Manaus, nesta quarta-feira (21 de maio), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). Foram debatidos assuntos direcionados a uma logística estratégica entre os países, como a navegabilidade dos rios, transporte, acordo bilateral e produção rural.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA),Muni Lourenço, pleiteou a comercialização de carne e a compra de gado do município de Boca do Acre e região do Sul de Lábrea. O transporte seria realizado através da estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica, que liga o Brasil - BR 317- no Acre e Amazonas ao Sul do Peru.
“Nossa expectativa é sobre a Estrada do Pacífico. A região Sul do Amazonas fica muito próxima ao Acre, na BR 317, nos municípios ali localizados nós temos um grande pólo de produção agropecuária. Para se ter uma ideia, no ano passado na Exposição Agropecuária de Boca do Acre, estiveram presentes pecuaristas peruanos adquirindo reprodutores, matrizes e touros com excelente genética, com vistas para pecuária de corte. Também já tivemos conhecimento que o Acre já aderiu a um acordo de cooperação para a venda de carne para o Peru, escoando através desta rodovia. Destaco que Boca do Acre e o Sul de Lábrea possuem um rebanho de aproximadamente 370 mil cabeças e aptos para exportação de carne, também já é uma área livre de febre aftosa e portanto acho que poderíamos aproximar essa possibilidade de integração comercial, com relação a pecuária”, discorreu Lourenço aos representantes peruanos.
O encontro reuniu lideranças como o presidente da FIEAM, Antonio Silva, presidente da FAEA, Muni Lourenço, presidente da CIEAM, Wilson Périco, presidente da região de Loreto, Ivan Valera, presidente da Câmara de Comércio Indústria e Turismo, Fernando Diaz, representando a Câmara Interamericana de Transportes, Paulo Caleffi, entre outros.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR