Curso de avicultura do SENAR Amazonas aumenta a produtividade e renda na Ilha da Paciência em Iranduba
Os moradores da Ilha da Paciência localizada no município de Iranduba (27 quilômetros de Manaus) já começam a comercializar aves caipiras o que trouxe renda para as famílias que estão gerenciando uma unidade demonstrativa construída durante o curso de Avicultura regional de várzea, realizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) por intermédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-Amazonas).
Durante o curso que teve a duração de 200 horas, os alunos construíram com a orientação do médico veterinário e instrutor do SENAR Amazonas, Emílio Afonso, um aviário tipo maromba regional em área de várzea. O pastejo é em gramínea regional tipo braquiária (espécie de capim).
“Os alunos aprenderam na prática a construção correta para a criação. O aviário também se diferencia, pois é de dois andares. No período da seca o andar de baixo tem a capacidade de criação de 200 frangos e no período que a Ilha da Paciência fica alagada (cheia) a produção não vai ficar parada, o andar de cima também possuí capacidade para 200 aves”, explicou o instrutor.
A turma iniciou no dia 20 de novembro de 2013 e contou com 15 alunos. Neste fim de semana a produção já pode ser comercializada na cidade. “Os alunos após 85 dias já iniciaram as vendas, cada ave foi vendida pelo preço de 35 reais”, declarou Emílio.
Também foram ministradas disciplinas sobre o manejo da criação, confinamento, qualidade com a alimentação, sanidade, além de terem aulas sobre Empreender no campo e gestão, o que para o instrutor foi essencial para despertar nos alunos o espírito empreendedor.
“As declarações dos participantes do curso foi que a partir de agora essa vai ser uma nova alternativa para ser explorada pela comunidade. Na época da alagação os moradores não precisarão mais sair para cidade. Eles também já estão com planos de fazerem o curso de Cooperativismo e Associativismo. A mesma comunidade já recebeu o SENAR que executou o programa Negócio Certo Rural. Para nós instrutores é uma satisfação muito grande em saber que o trabalho está gerando frutos”.
Para o presidente do SENAR Amazonas, Muni Lourenço, este é mais um exemplo do importante trabalho realizado pela instituição nas comunidades rurais do Estado. Muitas delas ficam metade do ano submersa e os produtores rurais necessitam de conhecimento técnico para terem outra fonte de renda. “O SENAR no Amazonas por onde passa tem como missão deixar na comunidade projeto real para os moradores darem continuidade. Isso vem transformando a realidade de muitas famílias. Os cursos atendem além dos produtores, as mulheres e os jovens. O que para nós é muito importante envolver e capacitar toda a família”.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR