Fortalecimento da citricultura no Amazonas é tema de reunião técnica
O fortalecimento da citricultura no Amazonas estará em pauta nesta quarta-feira e quinta-feira (23/04 e 24/04). Durante reunião técnica intitulada Projeto Citros no Amazonas vão ser apresentados os resultados parciais do projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Citricultura no Estado do Amazonas. No primeiro dia, o evento ocorre no Auditório da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No segundo, acontece uma visita a Unidades de Observação e Demonstração do projeto, na Fazenda FMI Citros, localizada em Rio Preto da Eva – AM 010, km 113, Ramal do Procópio, km 10. A atividade é aberta a agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes interessados no tema.
O projeto Pesquisa e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento da Citricultura no Estado do Amazonas objetiva viabilizar o aperfeiçoamento do processo produtivo de frutas cítricas, como limão e laranja, privilegiando a otimização e preservação dos recursos naturais, com redução do uso de insumos contaminantes. Com isso, o trabalho quer ajudar o produtor a disponibilizar no mercado frutos de melhor qualidade, sem riscos à saúde do consumidor, permitindo sua rastreabilidade e, consequentemente, atendendo às exigências dos mercados nacional e internacional. A reunião é uma oportunidade de conhecer melhor os resultados já alcançados no projeto, as atividades em desenvolvimento, além de propor ajustes e melhorias, visando o alcance de seus objetivos.
O projeto é financiado pela Embrapa e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa – Pró-Estado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado do Amazonas (Sepror).
Citricultura
A citricultura é de fundamental importância para a economia do Brasil. O Amazonas busca novas alternativas agrícolas, a fim de abastecer o crescente mercado local e reduzir os custos dos alimentos, gerados pelas longas distâncias desde os principais centros de produção até Manaus. Apesar do grande potencial de produção de frutas cítricas do Estado, a maior parte da produção é proveniente de pequenos pomares, com pouco uso de tecnologias de cultivo, o que contribui para o baixo valor da produtividade média.
Realização
O evento é realizado pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Unidade líder do projeto, Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Sepror, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fapeam, Ufam, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e conta com apoio da Fazenda FMI Citros.
Programação
23 de abril de 2014, quarta-feira
9h – Abertura
9h30 – Apresentação de resultados alcançados pelo projeto e das atividades em desenvolvimento.
12h – Encerramento
24 de abril de 2014, quinta-feira
9h30 – Abertura
10h – Unidade de Observação “Estudo sobre o Comportamento de Variedades de Laranja para o Amazonas”, incluindo novos genótipos de copas e porta-enxertos.
11h – Unidade de Demonstração “Transferência de tecnologias de cobertura vegetal na cultura dos citros e sua contribuição para a agricultura conservacionista”.
12h – Encerramento
Fonte e foto: Embrapa Amazônia Ocidental
Jornalista: Felipe Rosa