Sindicatos Rurais do Amazonas apresentam metas e desafios em Seminário de Desenvolvimento Sindical
Os representantes dos Sindicatos Rurais filiados à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) apresentaram aos demais participantes o trabalho realizado, os desafios e as metas dos sindicatos. A prestação de contas aconteceu durante o Seminário de Desenvolvimento Sindical que ocorreu nesta quarta-feira (02/04) em Manaus, com técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Um dos destaques foi para os serviços oferecidos para os sindicalizados e a sociedade. É o caso do Sindicato Rural do município de Parintins, que conta com sede própria e sala de inclusão digital rural toda equipada. O diretor Werner Gama acrescentou algumas ações realizadas em parceria com a FAEA, SENAR Amazonas e CNA, são elas: Atendimento em mais de 300 mulheres no Programa Útero é Vida; Renegociação das dívidas rurais de produtores rurais com os bancos, na ocasião a FAEA levou até o município um perito para realizar os cálculos; Pleito apresentado e aceito a Eletrobras Amazonas Energia para a retirada de nomes de produtores que não estavam recebendo a fatura de energia do SPC-SERASA; Sucesso na realização do PRONATEC para os jovens das comunidades rurais e a construção de uma feira para o produtor rural comercializar seus produtos.
O presidente do Sindicato Rural de Autazes, Lucivaldo Nery, destacou a grande evolução da atuação do sindicato desde a implantação do Programa Sindicato Forte, ressaltando que atualmente o Sindicato rural que completou ano passado noventa anos de fundação, vem expandindo o conjunto de serviços e atividades oferecidos aos associados.
Após as apresentações o presidente do Sistema FAEA-SENAR, agradeceu aos presidentes e funcionários dos Sindicatos pelo empenho no fortalecimento da rede sindical. Em 2013 cada um deles recebeu a avaliação do Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS).
O presidente Muni Lourenço aposta no programa Sindicato Forte, para isso veio ao longo de sua gestão buscando e trazendo para os Sindicatos inúmeras capacitações; representando os pleitos em colegiados e instituições, apoiando financeiramente e buscando parcerias. “Acredito que seremos mais fortes com a união e oferecendo para os produtores rurais amazonenses através do nosso braço direito que são os Sindicatos, produtos e serviços de qualidade.”, falou.
Nesta quarta-feira(02/04) a capacitação contou com os representantes da CNA e coordenadores do Programa Sindicato Forte, Celso Botelho e Ademar dos Anjos.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR