Com o objetivo de capacitar os instrutores, e consequentemente, melhorar suas atuações nos acompanhamentos dos produtores e trabalhadores rurais do Amazonas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AM), realiza desde de segunda-feira em sua sede, o curso de capacitação Empreender no Campo.
O curso é um dos módulos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que ajuda o produtor ter uma visão empreendedora, com a finalidade de oferecer ferramentas que os auxiliem na hora de cuidar de sua própria empresa.
De acordo com o superintendente do SENAR Amazonas, Aécio Filho, o curso é um repasse metodológico aos instrutores, que o ajudarão na hora de ensinar e orientar trabalhadores e produtores rurais a administrar seus próprios negócios, que por estarem focados na parte operativa da sua produção, acabam esquecendo da parte de gestão.
“O pequeno produtor e trabalhador rural precisa entender que independente da sua atividade e o tamanho da sua propriedade aquilo é a empresa dele. Este curso tem o objetivo de dar essa nova mentalidade, de que é necessário administrar o que ele produz. Ele precisa saber negociar; saber formar preço; e ter a noção do quanto ele está ganhando ou perdendo; e saber se o projeto dele é vantajoso”, disse.
Para o consultor e instrutor Willes Cardoso, a metodologia trabalha as competências do trabalhador mostrando todas as áreas de gestão, no curso os participantes simulam a criação de uma empresa, analisando custos, preço de vendas, projeção e metas. E destaca a importância do produtor aprender a ter o controle de sua produção, com o foco de crescer cada vez mais na sua área de atuação.
O médico veterinário e instrutor Arthemio Reis, um dos participantes do curso, falou de como as aulas o tem ajudado a desenvolver melhor seu trabalho. “Aqui tenho aprendido muito principalmente trazendo para a minha área de atuação. O curso tem me mostrado novas ferramentas de trabalho e uma nova visão de empreender que posso passar de forma fácil de compreender para o pequeno produtor”, conta.
No dia 15 de abril, o SENAR Amazonas, começará 30 novas turmas do PRONATEC. E o objetivo é de, até maio iniciar 76 turmas com 20 alunos em cada uma.
Empreender no campo é um módulo que faz parte dos cursos do PRONATEC, independente de qual seja o curso. O aluno vai ter o módulo de empreender no campo que tem uma carga horária de 40 horas. Além do Empreender no Campo, o SENAR conta com outra ferramenta que ajuda no direcionamento do pequeno produtor na área de gestão: o NCR (Negócio Certo Rural). Uma parceria formado com o SEBRAE.
Reportagem e Fotos: Antonio Parente