Presidente Figueiredo recebe maquinário do Estado para modernizar a produção rural local
Sepror entregou os equipamentos que vão beneficiar produtores rurais que trabalham com frutas na região
O município de Presidente Figueiredo recebeu equipamentos da Secretaria de Estado e Produção Rural (Sepror), por intermédio do secretário de produção rural Eron Bezerra. Entre o material recebido, estão máquina de polpa de frutas, pasteurizador, triturador de resíduos vegetais, selador e embaladora. O evento aconteceu no dia 28 de fevereiro, véspera do Carnaval.
“O produtor tem que ter acesso à tecnologia, aumentar o volume de produção, a produtividade, para assim ganhar mais dinheiro, porém, só poderá fazer isso se tiver os meios”, disse Bezerra.
Na avaliação do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, a mecanização agrícola é fundamental para o desenvolvimento do Estado, com vista a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e o aumento da rentabilidade de quem trabalha no campo”.
Diversidade
Segundo o prefeito do município, Neilson Cavalcante, o maquinário entregue pela Sepror vai auxiliar na ampliação do beneficiamento de outras frutas, além do cupuaçu. “A nossa intenção é processarmos goiaba, maracujá, açaí e graviola aumentando a nossa capacidade de comercialização de produtos da região com tecnologia avançada” pontuou Cavalcante.
Desempenho
Mas foi o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores do Projeto Uatumã, há 82 famílias associadas ao projeto e cerca de 350 pessoas que se beneficiam indiretamente, o que representa mais de 750 pessoas envolvidas em todo o processo. “Com as novas máquinas todos vão melhorar o desempenho da produção local que deverá triplicar com o tempo, e o melhor, com mais diversidade como exige o mercado”, destacou.
Equipe
Também estavam presentes no evento a secretária de Planejamento da SEPROR, Tatiana Schor, a secretária do Amazonas Rural, Alíria Noronha, a secretária de Políticas Agropecuárias, Karine Araújo, entre outros servidores do setor primário.
Reportagem e fotos: Thais Oliveira