Encontro debate a operacionalização do programa Proinsumos
O projeto de Lei N 3805 de agosto de 2012, que institui o programa de incentivo e uso de insumos agropecuários, semoventes, máquinas e equipamentos agrícolas e produtos extrativos (Proinsumos), aprovado e divulgado ainda não chegou até a ponta, segundo os produtores rurais.
Com o objetivo de averiguar a situação e cobrar providências a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), realizou uma reunião nesta segunda-feira (09/12), com autoridades que representam o setor primário, produtores e as agências bancárias para saber o que está impedindo a sua operacionalização.
O produtor rural, Sebastião Siqueira, do município de Rio Preto da Eva, argumentou que através do programa o produtor vai se estimular. "O Proinsumos vai estimular todas as cadeias produtivas; o dinheiro que será repassado ao produtor não vai ser dado e o governo vai ter retornos sociais e desenvolvimento, esse é um programa muito importante para todos nós".
De acordo com o presidente da FAEA, Muni Lourenço, a aprovação da Lei na Assembleia Legislativa e assinada pelo governador Omar Aziz, foi de muita sensibilidade e uma medida muito importante para a economia do setor. "Hoje o produtor rural além de sofrer com a questão dos fenômenos naturais, ainda compra insumos muito caros, por causa da logística. Precisamos que essa Lei saia do papel e chegue ao produtor rural, para que possamos diminuir os custos e investir em mais tecnologia e em produção".
Presente na reunião, Eron Bezerra, secretario de produção rural, elogiou a iniciativa da FAEA em realizar o encontro, que segundo ele o maior interessado é o produtor rural. "Quero sugerir uma reunião técnica específica com os bancos, porque a Lei já está aprovada e o governo tem todo interesse".
Representantes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e do Banco da Amazônia participaram do encontro. A próxima reunião foi marcada para quarta-feira a qual será específica com as agências financeiras.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR