FAEA cumpre meta e implanta o IDS em todos os Sindicatos Rurais filiados no Amazonas
O Amazonas foi o segundo estado brasileiro a implantar o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS) em todas suas bases sindicais. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), não mediu esforços para realizar essa etapa, e iniciar 2014 enfrentando os desafios transformando seus sindicatos em prestadores de serviços para o produtor rural.
Nesta quarta-feira (05 de novembro), a avaliação foi aplicada no Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, reunindo toda a diretoria. O IDS funciona como uma radiografia das atividades que estão sendo realizadas pelo Sindicato, como também da gestão de seus dirigentes, podendo ser comparado com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que avalia vários fatores.
Os participantes receberam o Manual de Excelência Sindical, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nele consta o passo a passo de como o Sindicato ser bem sucedido, como por exemplo, as obrigações legais; atuação institucional e a prestação de serviços.
Muni Lourenço, presidente da FAEA, afirmou que esses trabalhos realizados nos Sindicatos Rurais filiados, fazem parte do Programa Sindicato Forte e que após a análise da avaliação, cada Sindicato irá receber orientações de como melhorar as deficiências. Ainda segundo Lourenço, o objetivo da FAEA é oferecer a melhor assistência e assessoria para que o Sindicato possa ter a autossuficiência. Melhorando sua atividade de representação da classe cada dia mais e pautando o trabalho no oferecimento de serviços qualificados de interesse da classe rural.
Participaram da reunião o presidente da FAEA, Muni Lourenço; coordenador do programa Sindicato Forte, Marcos Nogueira; presidente do Sindicato, Leonardo Mississipe; vice presidente, Andramites Nobres; tesoureira, Graça Medeiros; secretários, Paulo Gadelha, Lidiane Gomes, Tatiane Souto e o presidente do conselho fiscal, Francisco Moreira.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR