FAEA sedia reunião do Grupo Gestor do Programa de Agricultura de Baixo Carbono
Representantes das Instituições públicas e privadas que fazem parte do grupo gestor estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC/AM), estiveram reunidos nesta quinta-feira (21 de novembro) na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA). Durante a pauta foi debatido o termo de compromisso, proposta do plano, metas e agenda de trabalho.
Em dezembro, durante a 40ª Exposição Agropecuária do Amazonas (EXPOAGRO) será realizado um Seminário do Programa Agricultura de Baixo Carbono, para os produtores rurais, é uma forma de divulgação para o homem do campo, a quem se destina o programa.
A idéia é que sejam realizadas atividades agropecuárias sustentáveis e de baixa emissão de gases de efeito estufa, como por exemplo, recuperação de pastagens degradadas e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). As metas do plano estão divididas em duas etapas que compreende no período de 2013 a 2015 e a segunda etapa de 2016 a 2020.
Durante a reunião o presidente do Sistema FAEA-SENAR, Muni Lourenço, ressaltou que é muito importante uma atitude diferenciada dos Bancos.“Estamos mobilizados para que mais produtores tenham acesso aos recursos que estão disponíveis para o Programa; por isso precisamos de gerentes preparados principalmente nas agências do interior, para que possam atender o produtor rural”.
Fazendo parte do grupo gestor, o Sistema Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) já está realizando ações nesse sentido, como capacitações para técnicos saberem elaborar o projeto, apoiando o produtor junto as instituições financeiras e participando ativamente no elaboração do Plano Estadual. Uma de suas atribuições propostas será promover a gestão de capacitação para técnicos e produtores rurais nas diversas tecnologias propostas.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR