Encontro dos Dirigentes Sindicais Rurais do Amazonas se revela como dia para adquirir conhecimento e trocar experiências
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) realizou o Encontro de Dirigentes Sindicais Rurais, nesta quinta-feira (19 de setembro). O encontro reuniu presidentes e diretoria de todos os sindicatos patronais rurais amazonenses.
O gerente sindical da Federação da Agricultura de Góias, Antelmo Teixeira Alves, palestrou sobre a experiência na Gestão Sindical. Durante sua apresentação frisou em vários momentos que o produtor deve saber e ter a confiança que o Sindicato está perto ajudando e oferecendo todo o apoio necessário.
De acordo com Antelmo, é imprescindível para o sucesso da Instituição que o Sindicato tenha entre outros atributos o comprometimento com a classe; Ações planejadas e avaliadas; transparência; ofertar serviços de qualidade; estar atualizado; seja a legítima representante.
“O encontro foi muito oportuno porque trouxe informações e atualizações para que possamos melhor desenvolver nossas atividades com os sindicalizados”, disse o presidente do Sindicato Rural de Autazes, Lucivaldo Nery.
Do mesmo sentimento compartilhou o presidente do SINDISUL, Carlos Koch. “O Sindicato é a base do Sistema onde o homem do campo é o público alvo. A palestra do Antelmo mostrou os princípios básicos como transparência, empenho e dedicação”.
Durante o encontro também foi debatido sobre o Índice de Desenvolvimento Sindical (IDS). Os Sindicatos Rurais filiados à FAEA estão recebendo nesse segundo semestre a aplicação da avaliação. Segundo o presidente da FAEA, Muni Lourenço, todos os Sindicatos Rurais irão passar pelo processo; “A ideia é que possamos detectar possíveis entraves para aprimorar a gestão e na atuação sindical. Ter a cada dia uma base mais forte é o nosso plano”.
“O resultado do IDS para nós foi uma surpresa muito agradável e trouxe respeito ao nosso município; procuramos ser uma entidade organizada em prol do homem do campo. O resultado de Excelente nós queremos compartilhar com a FAEA”, ressaltou Carlos koch.
Outro ponto alto do encontro dos dirigentes foi à palestra sobre Aposentadoria Rural, com o assessor técnico da superintendência da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Amazonas (CNA), Frederico Toledo Melo, que aconselhou aos presentes a trabalharem junto com os produtores a questão documental tanto do agricultor quanto aos familiares, para a comprovação do tempo de trabalho.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR