FAEA participa do IV ETAF onde produtores rurais debatem políticas públicas para o setor primário
O IV Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (ETAF), iniciou na manhã desta quinta-feira (01/08) no Studio Cinco Centro de Convenções em Manaus, e segue até amanhã com visitas em outras localidades. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, esteve presente no evento que reúne mais de 400 produtores rurais representando os 62 municípios do Estado do Amazonas.
Lourenço, em seu discurso observou os avanços no setor nos últimos anos. “Não podemos deixar de registrar mais uma edição do ETAF que é uma oportunidade especial para as manifestações das pessoas que estão na ponta, de poder no evento de uma maneira livre contribuir para o aprimoramento das políticas públicas no desenvolvimento do setor primário. Quero aqui, reconhecer os avanços que o setor vem tendo principalmente nos últimos anos a partir de medidas importantes implementadas pelo governo do Estado a frente o governador Omar Aziz, e o vice governador Jose Melo, juntamente com o secretario de produção Rural e toda a sua equipe. Destaco o lançamento do Amazonas Rural, o aumento de recursos para o Programa de Regionalização da Merenda Escolar- PREME, a criação da Agência de Defesa que está garantindo a sanidade dos produtos agropecuários, os posicionamentos firmes e públicos do governador no sentido de colocar perante a todos que a política ambiental do Amazonas tem hoje como centro o ser humano, não mais vendo o produtor rural como bandido e sim como uma pessoa que gera empregos e atividade no nosso campo e merece o respeito de todos. Não esquecendo que houve avanços, mas que temos outros passos a serem dados, na questão da infra-estrutura, assistência técnica, recuperação de vicinais etc”.
O presidente da FAEA, ressaltou os programas de regularização fundiária principalmente no Terra Legal. “Onde quero registrar o nosso apelo para que o Programa Terra Legal no nosso Estado possa definitivamente deslanchar, pois é inconcebível que nossos produtores não tenham em suas mãos a titularização de suas áreas”.
O evento visa debater com os participantes as políticas públicas do setor primário, ouvindo os pleitos das comunidades, segundo o secretário de produção, Eron Bezerra, cada município irá apresentar 5 questões, que serão devidamente encaminhadas ao setores competentes. O secretário fez um balanço dos programas de governo, uma das apresentações foi a Lei que institui o programa de incentivo e uso de insumos agropecuários, semoventes, máquinas e equipamentos agrícolas (Proinsumos). Destacou ainda os subsídios pagos nos programas.
De acordo com a presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Amazonas (Fetagri) Izete Rabelo, esse momento não poderia ser mais oportuno para discutir propostas e reinvidicações, “ É preciso que tenhamos o olhar voltado para o homem do campo”.
Durante o 4º ETAF será realizado o lançamento da 3ª edição do CD “Músicas do Campo” e da 3ª edição do Livro “Contos, Causos e Poesias do Campo Amazonense”.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR