SENAR Amazonas capacita produtores rurais da Vila de Paricatuba
Ocorreu na manhã desta quarta-feira (24/07) na Vila de Paricatuba, localizada no município de Iranduba, (a 25 quilômetros de Manaus), a entrega de certificados para os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM). Foram ministrados na comunidade os cursos de: Turismo Rural, Produção de Doces Geleias e Compotas, Administração de empresas rurais e Associativismo.
A Vila recebe semanalmente turistas de várias cidades, que podem desfrutar das praias, e visitar uma velha ruína que já foi uma imponente construção. O forte apelo turístico do local é a esperança para os jovens que realizaram os cursos. Segundo o gestor da Escola Municipal Professor Cícero Monteiro, Genilson Souza, o entusiasmo de todos é tão grande que já está havendo mobilização da comunidade para a implantação de uma cooperativa. “Os cursos realizados foram uma benção para todos. O ensino vai ficar para os nossos jovens, que vão poder explorar os pontos turísticos que temos”, disse.
O instrutor do SENAR-AR/AM, Anibal Melo Junior, inseriu nas aulas a história da Vila, para que possam explicar melhor aos visitantes. “O objetivo foi levar aos alunos do curso que eles podem participar de várias maneiras, fazendo a atividade que já desenvolvem, como artesanato, porém com uma visão empreendedora”.
É o que está apostando a jovem de 18 anos, Thaiara Bibiano, que realizou o curso de Produção de Doces, Geléias e Compotas. “Foi uma oportunidade muito grande para nós, que agora vamos poder ter mais oportunidade de ajudar na renda familiar”, avaliou.
De acordo com o presidente do SENAR-AR/AM, Muni Lourenço, o que se pretende é dar condições para que a comunidade possa ter uma fonte de renda segura. “Esses cursos vieram para somar na vida de cada um; o que esperamos é o compromisso deles em desenvolver as atividades, investindo no próprio negócio e podendo ajudar a gerar renda para a Vila, buscando condições para que possam progredir cada vez mais. Esse é o começo de Paricatuba para que possa ser exemplo para demais comunidades”, afirmou.
O encontro contou com a presença do secretário de Turismo de Iranduba, Luiz Margarido, e com a equipe do Jornal Maskate, os quais mobilizaram a Vila para receber os cursos do SENAR-AR/AM.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR