PRONATEC proporciona melhoria na qualidade de vida dos jovens rurais
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR AR/AM), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), vai realizar 31 cursos no mês julho nos municípios do Amazonas. Entre eles de Bovinocultura de corte e de leite, fruticultura, avicultura, produção de mandioca, agricultor orgânico e piscicultor. Os cursos possuem uma carga horária de 160 a 200 horas com disciplinas que vão além da teoria, os alunos aprendem na prática o conteúdo que esta sendo ministrado.
O PRONATEC é ofertado gratuitamente, levando cursos técnicos de nível médio para os jovens do meio rural, também podem participar os beneficiários do Bolsa Família. O curso ajuda a capacitá-los para que possam contribuir para o setor primário ao mesmo tempo ajudando a gerar renda para a comunidade.
As aulas ajudam a despertar no aluno uma visão empreendedora destacou o presidente do SENAR-AR/AM, Muni Lourenço, “Os alunos estão tendo a oportunidade de colocar em prática o empreendedorismo em várias atividades do segmento agropecuário; Esse curso vai ajudar a despertar nos jovens a motivação de dar continuidade ao trabalho que seus pais já desenvolvem”.
Na comunidade São Benedito, localizada no município de Boa Vista do Ramos, 30 alunos concluíram os cursos de olericultura e de avicultura. “Foi muito gratificante lecionar estes cursos, no início percebíamos que a comunidade estava carente de atenção. Posso dizer que o SENAR Amazonas através do PRONATEC tirou os jovens da bebida, pois muitos pais vieram agradeceram porque os filhos estavam se afastando do álcool porque tinham uma ocupação e estavam gostando do conteúdo”, afirmou o instrutor Carlos Modestino.
O instrutor Carlos destacou ainda os resultados, “mais do que isso foi maravilhoso ajudar a implantar um projeto e capacitar os jovens beneficiando toda a comunidade. Os alunos já estão vendo os lucros do aprendizado, eles estavam colhendo de um canteiro maços de coentro e cebolinha para vender na feira, cada canteiro deu uma renda de R$ 300 reais, no total foram construídos 13”, destacou ainda que os próprios alunos criaram um calendário para cuidar diariamente da horta.
Para o superintendente do SENAR-AR/AM, Aécio Silva Filho, o curso tem deixado nas comunidades e nas escolas uma estrutura física que vai beneficiar e proporcionar uma alternativa de continuidade ao projeto, aumentando a renda e ajudando a desenvolver a localidade.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR