Câmara de Fibras realiza visita técnica e conhece a produção de juta e malva

A malva e a juta têm agraciado o setor primário com grandes incentivos de melhoria na produção da atividade extrativista. No último dia 12, autoridades do setor agrícola e cooperativistas, realizaram uma visita técnica para conhecer de perto a produção de fibras do Estado, no município de Manacapuru.

Estiveram presentes, Muni Lourenço, presidente da FAEA (Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas), Petrucio Magalhães, presidente da Ocb/Am (Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas), Ivo Naves Representante da Conab/Brasília, Everton Rabelo,pesquisador da Embrapa, presidente do Sindicato de Manacapuru, Mário Jorge, Airton Samy , Secretário das Câmaras Setoriais.

Em visita foram apresentados propostas na produção de juta/malva e incentivos que a Cooperativa de Manacapuru estará recebendo juntos aos produtores da fibra. Segundo Muni Lourenço, a visita feita, “é algo muito importante pelo fato de fazer parte da programação da reunião da Câmara setorial Nacional de fibras vegetais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento”. Sendo que pela primeira vez esses colegiados se reuniram fora de Brasília, fazendo com que se torne um marco na história, reunindo os principais órgãos, ministérios e instituições, que desenvolvem políticas públicas, projetos e atividades voltadas para o seguimento de fibras.

A primeira reunião que houve foi no Centro Cultural dos Povos da Amazônia onde foram debatidas medidas importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva de fibras. Dando continuidade ao seguimento, foram feitas as visitas ao beiradão, para se conhecer de perto o processo de produção primária da fibra de juta/malva.

O Estado do Amazonas hoje é o maior produtor de juta/malva. Fazendo-se necessário a presença dessas autoridades para conhecer de perto os produtores desta fibra e as necessidades de cada um.

Afirmou em entrevista o presidente da OCB, Petrucio Magalhães, sobre a importância desta visita, no qual o encontro com os representantes das Câmaras Setoriais de Fibras firmaram acordo na compra da sacaria pela Conab e máquinas que facilitaram a colheita da juta/malva, além de questões de subvenção. A visita nas comunidades faz com que os próprios produtores e cooperativistas tenham uma segurança maior da credibilidade dos referidos órgãos que se preocupam com as questões de trabalhos e benefícios que trará para as famílias dos mesmos.

Para Ivo Naves, representante da Conab, está visita visa formular políticas agrícolas na renda do produtor rural, como os ribeirinhos. A Conab tem alguns instrumentos de renda, quando o preço de mercado fica baixo do preço mínimo, ela pode estar comprando, entre outros, mexendo assim também com o macro econômico do mercado, passando a utilizar em seus programas humanitários de doações ou mesmo programa venda balcão a sacaria de juta/malva. Com isso ela estará abrindo um canal de seguimento e comercializar o produto da juta/malva, fazendo com que a cadeia demande mais os produtos do produtor, transferindo mais renda para ambos.

Segunda Eliana Medeiros, presidente da Cooperativa de Juta/malva em Manacapuru e Representante na Câmara Setorial Nacional de Juta/malva, afirmou que, “essa reunião foi muito importante para o setor, ainda que, pelo presente momento estarem passando por dificuldades de comercialização”. A Câmara veio como uma esperança de encaminhamento para o Governo Federal, no qual foi anunciada a compra da sacaria, aliviando as tecelagens que estão com grande estoque de produtos.

O presidente do sindicato de Manacapuru, Mario Jorge, , ressaltou que a visita foi muito importante por se tratar de ser um produtor de juta/malva e por estarem passando por uma serie de dificuldades, isso faz com que facilite a vida deles.

Segundo o vice Prefeito de Manacapuru Jasiel, a visita dessas autoridades faz com que eles conheçam in loco a necessidade dos ribeirinhos e principalmente as dificuldades de manejo de juta/malva, amenizando e valorizando o sofrimento da população da zona rural.

Airton Samy, secretário das Câmaras Setoriais e Fibras Naturais, frisou a importância desta visita para o fortalecimento da cadeia com essas iniciativas que estão sendo tomadas pela Conab, a revitalização da Câmara Setorial em Manacapuru dentre outras.

Reportagem e fotos: Mara Magilania

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h