Produtores de Manacapuru conhecem o Projeto Balde Cheio
Foi apresentado nesta quarta-feira (24 /04), no município de Manacapuru, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro Pequenas e Empresas (SEBRAE-AM), o Programa Balde Cheio. A ideia é expandir o projeto que teve as primeiras unidades demonstrativas na bacia leiteira de Autazes, para outros municípios, fortalecendo e interiorizando a economia.
O Programa Balde Cheio, é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira, sem desmate de novas áreas. O presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou os benefícios que o projeto está levando para Autazes, e que a expansão do mesmo tem o objetivo de ajudar os produtores. “Nosso total interesse é que o povo de Manacapuru possa receber iniciativas concretas para ajudar a desenvolver o setor primário do município; Viemos hoje debater estratégias para futura implantação do Balde Cheio”.
De acordo com o gerente de agronegócios do Sebrae-AM, Célio Picanço, o Amazonas têm mercado para os produtos derivados do leite, a maioria vinda de outros locais, “Os produtores que aderirem em suas propriedades irão receber toda a assistência técnica necessária, aumentando significamente a produção”, explicou.
A comunidade presente no encontro recebeu mais duas notícias boas do presidente da FAEA; o anúncio da compra dos estoques de sacarias de Juta e Malva pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e que a prefeitura do município juntamente com outras entidades já se mostram favoráveis a uma feira para comercialização e frutas e verduras, direto do produtor.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR