Simpósio do Agronegócio e cooperativismo em Roraima é sucesso regional
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, foi um dos debatedores do 1 Agrocoop de Roraima, realizado no dia 18 de abril último e que ainda hoje continua repercutindo entre os produtores rurais da região."Eu comercializo praticamente toda a minha produção de arroz em Manaus, que é o nosso grande mercado, e ter um líder do setor agropecuário do Amazonas, aqui no evento, é muito importante, porque nós somos parceiros", disse Genor Faccio, um dos maiores produtores de arroz de Roraima, que participou do encontro que reuniu lideranças de cooperativas e produtores rurais da região Norte.
O ex ministro da Agricultura e uma das mais importantes vozes do agronegócio brasileiro no mundo, Roberto Rodrigues, disse que a região Norte é a última fronteira agrícola do país e que não pode ser tratada com desleixo pelo governo, principalmente, por se tratar de uma área estratégica de grande potencialidade agrícola. "Sobrevoamos fazendas e terras altamente produtivas aqui em Roraima e percebemos que há milhares de hectares para serem utilizados para a produção em geral. Aqui há muita terra indígena, mas isso não deve servir para inviabilizar o desenvolvimento do Estado", comentou Rodrigues, que não concorda com as demarcações desenfreadas de terras indígenas na Amazônia.
O presidente Muni Lourenço que participou ativamente da palestra: O Agronegócio Face a Realidade do Novo Código Florestal, disse que o encontro foi um sucesso, porque conseguiu reunir os principais nomes do agronegócio da região, que se dispuseram a debater sobre as áreas mais importantes do setor, como o Novo Código Florestal, por exemplo."Pode não ter sido o ideal, mas é inegável que foi uma conquista dos produtores rurais", destacou.
Lourenço salientou, ainda, que existe a possibilidade de um evento similar ao ocorido em Roraima ocorrer em Manaus."Já conversei com o presidente da OCB-Amazonas, Petrucio Magalhães Junior, e estamos avaliando como fazer algo do gênero", frisou.
Reportagem e foto: ANTONIO XIMENES
BOA VISTA/RORAIMA