Alunos recebem certificados no Encontro PRONATEC em Manaus
O QUE:1° Encontro PRONATEC SENAR- Certificação das turmas formadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
QUANDO: 17 de dezembro de 2013
ONDE: DaVinci Hotel – Auditório Van Gogh – Rua Belo Horizonte, Adrianópolis
HORÁRIO: 8:30h
Na manhã desta terça - feira (17/12) será realizada a entrega de certificados para 200 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), realizado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O 1° Encontro PRONATEC SENAR Amazonas vai ocorrer no auditório Van Gogh do Hotel DaVinci, em Manaus.
Os alunos que irão receber os certificados realizaram os cursos nos municípios de Manacapuru, Iranduba, e da comunidade Nossa Senhora de Fátima em Manaus. Os cursos ofertados foram de preparador de pescado; horticultor; fruticultor; preparador de doces e compotas e piscicultor.
Em 2013 o SENAR Amazonas executou o PRONATEC em 20 municípios, foram realizadas 90 turmas totalizando 1.416 alunos beneficiados.
Os cursos possuem uma carga horária de 160 a 200 horas com disciplinas que vão além da teoria, os alunos aprendem na prática o conteúdo que esta sendo ministrado. Vale ressaltar que independente do curso, todos terão 40 horas de gestão e empreendedorismo voltado para o campo.
Ofertado gratuitamente, com o propósito de levar cursos de Formação Profissional Rural, para os jovens do ensino médio e para os produtores e trabalhadores rurais que participam do Plano Brasil Sem Miséria; alunos da SEDUC além de pescadores vinculados no Ministério da Pesca e Aquicultura.
Conteúdo
No curso de preparador de pescado os alunos aprenderam sobre o preparo para o processamento em suas diversas etapas, através de conhecimentos adquiridos na conservação e no controle da qualidade das matérias-primas e insumo; trabalhar de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde do trabalho.
Horticultor: Executar tratamento do solo, produção de mudas, transplante, tratos culturais e colheita e comercialização de talos, folhas e flores; planejar a logística, comercializar e produzir legumes e controle de pragas.
Fruticultor: Gerenciar a atividade produtiva de frutas; manejar a fertilidade do solo, selecionar e produzir insumos; implantar e manejar pomares com qualidade, os alunos aprendem ainda sobre normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho.
Piscicultor: Identificar várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo; calcular e fornecer alimentação adequada ao sustento dos peixes; monitorar e intervir nos níveis e parâmetros da água; executar captura de peixes.
Preparador de doces e Conservas: os alunos aprenderam a preparar doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura familiar, a agregação de valor e a comercialização do produto.