FAEA e SEBRAE ampliam o Programa Balde Cheio no Amazonas
Na manhã desta quarta-feira (03/04), produtores rurais do município de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus), participaram da apresentação do Programa Balde Cheio. O município será o segundo do Amazonas a participar do programa que tem sucesso garantido através de transferência de tecnologia.
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e pecuarista, Muni Lourenço, esse projeto no município será um divisor de águas para a economia do setor primário, fato que ocorreu na bacia leiteira de Autazes.
"Antes do programa nós tínhamos uma tragédia anunciada como queda de produtividade, empobrecimento do solo com degradação das pastagens, o empobrecimento e desânimo dos pecuaristas. Hoje nós temos uma realidade totalmente diferente, são pessoas motivadas com um ano e meio de implantação do programa em Autazes, gerando resultados positivos e respeito à produtividade. Acreditem nessa nova tecnologia, no Balde Cheio, pois acredito que vocês assim como nós em Autazes vão também festejar as melhorias e os avanços que vão encontrar", ressaltando ainda a iniciativa da prefeitura e dos produtores em solicitar o programa para Presidente Figueiredo.
O gerente de agronegócios do Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro Pequenas e Empresas (Sebrae), Célio Picanço, apresentou os objetivos e os resultados das fazendas que já recebem o programa. "O que vemos nas propriedades em Autazes é a melhoria da rentabilidade e o aumento da produção do setor leiteiro, através de adoção de técnicas de manejo de pastagem e controle e gestão da propriedade. O técnico vai acompanhar o produtor auxiliando no que for necessário", apresentou.
Atualmente 24 Estados Brasileiros participam do Programa, atendendo mais de 700 municípios.
Empreendimento garante a compra da produção
A instalação do Programa Balde Cheio foi comemorado pelos participantes. É o caso do pecuarista, Jose Mario Rezende, conhecido como Zé Mario, que estimulou ainda mais a outros produtores a participarem. "Acreditem na atividade e no programa, por que trabalho tem, e recompensa também, vamos a luta", disse.
Zé Mario, vai inaugurar um laticínio ainda este mês em Presidente Figueiredo, localizado na rodovia AM 240, KM 45 da estrada de Balbina, com capacidade de processamento de 10 mil litros de leite/dia. "Vamos oferecer para o mercado, bebida láctea, qualhada, iogurte e queijo nesse momento".
Piloto
No Amazonas a bacia leiteira de Autazes foi a primeira a receber o Programa Balde Cheio, o qual foi instalado em 2011, e está em pleno funcionamento em 45 unidades demonstrativas em Autaz Açu e Autaz Mirim. O projeto contribui com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, pois proporciona aumento de produtividade e lucratividade, sem gerar desmatamento.
Diárcara Ribeiro
Assessora de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR